O Botafogo procurou Cuca para assumir o comando da equipe na reta final do Brasileirão 2023. O treinador recusou o convite, alegando motivos pessoais. Após mais uma derrota, o clube carioca busca um técnico mais "cascudo" para o lugar de Lúcio Flávio, que já é o quarto profissional na casa-mata do (ainda) líder da competição nacional neste ano.
Além dos motivos pessoais, Cuca alegou à direção do Botafogo que, por ter realizado uma cirurgia recente no tornozelo esquerdo, ficaria ainda mais complicado trabalhar à beira do campo neste momento.
O último trabalho de Cuca foi no Corinthians, no meio do ano. Ele deixou o clube em abril, após dois jogos, por conta da pressão pelo caso de violência sexual a uma menor de idade na Suíça, nos anos 1980.
Segundo informações do portal ge.globo, a direção do Botafogo só vai demitir Lúcio Flávio quando fechar acordo com um substituto. Com a recusa de Cuca, o atual treinador deve seguir no comando do time contra o Bragantino, no domingo (12).
O Botafogo segue líder do Brasileirão. O time está empatado em número de pontos com o Grêmio, Palmeiras, e um ponto à frente do Bragantino. O Flamengo também está na briga.
A sequência de quatro derrotas seguidas nas últimas rodadas e a péssima campanha no returno do campeonato preocupam os torcedores e direção do clube carioca.