O São Paulo conquistou a Copa do Brasil no último domingo, ao empatar com o Flamengo no Morumbi, e garantiu pela primeira vez o título do torneio. Com a conquista, o Tricolor Paulista confirmou vaga na Libertadores do ano que vem — o primeiro brasileiro a se classificar para o torneio da próxima temporada.
Ao contrário de outros anos, no entanto, o título do São Paulo, momentaneamente, não influencia no grupo de classificados para a Libertadores via Campeonato Brasileiro. Atualmente, a equipe paulista ocupa a 14ª posição na tabela, com 28 pontos, 12 a menos do que o Athletico-PR, primeiro clube dentro do G-6 da competição de pontos corridos.
Desde 2017, em todas as temporadas, o Brasileirão acabou com oito vagas classificatórias para a Libertadores. Isso ocorreu em função de o campeão da Copa do Brasil e da competição sul-americana estarem dentro da zona de classificação para o torneio.
Esse ano, além do São Paulo, campeão do mata-mata brasileiro, o campeão da Libertadores também pode ficar de fora do G-6. Afinal, três times brasileiros seguem na disputa do título. Palmeiras, Fluminense e Inter. Os dois primeiros estão, no momento, no grupo de classificados — o time paulista é vice-líder e o carioca é quinto colocado.
Por outro lado, o Colorado é apenas o 13º, com 29 pontos, 11 a menos do que o Furacão. Se vencer a Libertadores, a probabilidade de entrar no G-6 é menor, o que não abriria mais uma vaga via Brasileirão.