Com a derrota do Inter para o América-MG na tarde desta quarta-feira (2), o Palmeiras foi campeão brasileiro do sofá, já que enfrenta o Fortaleza apenas à noite, a partir das 21h30min, e mesmo sem entrar em campo nesta 35ª rodada não pode mais ser alcançado. E a conquista do Brasileirão de 2022 representa mais um passo na coleção de títulos de Abel Ferreira, justamente no dia que marca os dois anos da chegada do português ao clube. Em 2 de novembro de 2020, Abel acompanhou dos camarotes do estádio palmeirense a goleada por 3 a 0 sobre o Atlético-MG. A estreia ocorreu três dias depois, no 1 a 0 sobre o Bragantino, no confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
A primeira temporada do português foi coroada com dois títulos. Primeiro veio a Libertadores, no clássico paulista com o Santos na decisão. Na sequência, a Copa do Brasil vencida em cima do Grêmio na final. Na temporada 2022, o Alviverde voltou a erguer a taça da Libertadores, sendo o primeiro clube a conquistar o bi da América de forma consecutiva desde o Boca Juniors, em 2001/2001.
A trajetória do Palmeiras rumo ao 11º título brasileiro — a CBF, desde 2010, reconhece como Brasileirão as competições nacionais realizadas de 1959 a 1970, antes da primeira edição com nome de Campeonato Brasileiro, em 1971 — começou com tropeços. O Verdão somou apenas dois pontos nas primeiras três rodadas, quando perdeu para o Ceará, na estreia, e empatou com Goiás e Flamengo. Na sequência, porém, o clube iniciou sua arrancada. Foram cinco vitórias nas sete partidas seguintes que serviram para assumir a liderança na 10ª rodada para não largar mais.
O Palmeiras teve eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores que não abalaram a equipe. Sem perder desde 2º de julho pelo Brasileirão — quando foi batido pelo Athletico-PR em casa —, o clube conquistou até aqui uma campanha invicta como visitante, algo que nenhum time obteve na história dos pontos corridos.
Os números também demonstram o domínio do Palmeiras neste Brasileirão. Campeão com três rodadas de antecedência, o clube tem o maior número de vitórias (21), o menor de derrotas (2), o melhor ataque (59 gols marcados) e a defesa menos vazada (22 gols sofridos). O Verdão também é dono da melhor campanha como visitante e, se vencer o Fortaleza nesta noite, ultrapassa o Inter e também será o melhor mandante do campeonato.