Mesmo que o campeão brasileiro esteja definido, a última rodada fervilha de disputas. Dos 10 jogos que fecham o Brasileirão 2021, somente um não conta com alguma equipe com interesse em sua última partida nesta edição do torneio — Sport x Athletico-PR.
Depois de 37 rodadas, o campeonato tem definido o Atlético-MG como campeão. Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Fortaleza estão garantidos na Libertadores. A eles se junta o Athletico-PR devido ao título da Copa Sul-Americana.
Na parte de baixo da tabela, Chapecoense e Sport compraram passagem para a Série B do próximo ano. Todos os outros clubes ainda estão sem o seu futuro definido. Abaixo, confira o que vale cada um dos jogos da 38ª rodada do Brasileirão. Todas as partidas estão programadas para as 21h30min.
O clube carioca ainda luta por um lugar na próxima Libertadores. Sétimo colocado com 51 pontos, o Fluminense sonha com um lugar direto na fase de grupos. Para atingir o objetivo, precisa vencer a Chape e torcer para que o Bragantino não vença o Inter.
Um descuido, ao mesmo tempo, pode custar caro, porque o lugar no G-8 ainda não está assegurado. Se empatar, o Flu precisa torcer para que entre América-MG, Atlético-GO e Ceará, no máximo um vença. Se perder, o time do técnico Marcão precisa torcer pela mesma combinação de resultado caso empate, mais que o Santos não vença sua partida.
Campeão da América, o Palmeiras tem a terceira colocação garantida. O Ceará tenta entrar na zona de classificação da Libertadores. Se vencer em São Paulo, o Vovô precisa que entre Fluminense, América-MG e Atlético-GO, no máximo um deles vença. Em caso de empate, América-MG e Atlético-GO não podem pontuar, e Santos e Inter não podem vencer. Se perder, resta à equipe de Tiago Nunes jogar a Copa Sul-Americana.
Um quer a Libertadores, o outro, fugir do rebaixamento. Para tentar o tetra continental, o Santos, além de vencer, precisa contar com três de quatro combinações: Fluminense perder para a Chapecoense, América-MG não ganhar do São Paulo, Ceará não ganhar do Palmeiras e Atlético-GO não ganhar do Flamengo. O Cuiabá garante permanência na Série A se pontuar. Em caso de derrota, precisa torcer para que Juventude ou Bahia não vença.
É um dos únicos confrontos diretos da rodada. As duas equipes sonham com a Libertadores. Oitavo colocado, o América-MG depende somente de si. Vencendo, está garantido no G-8. O empate ainda pode classificar os mineiros. Se somar um ponto, Atlético-GO e Ceará podem, no máximo, empatar. Santos e Inter não podem ganhar.
Ao São Paulo, só a vitória interessa. Se somar três pontos, o Tricolor paulista torce por derrotas de Santos, Ceará, Inter e Atlético-GO. Se os goianos empatarem e os outros rivais perderem, os são-paulinos precisam vencer por dois gols de diferença.
O Grêmio é obrigado a vencer o campeão brasileiro para não ser rebaixado. Junto com a vitória, ainda necessita que Juventude e Bahia sejam derrotados. O Atlético-MG já garantiu o título.
Na melhor campanha de sua história, o Fortaleza está garantido na próxima Libertadores. O Bahia mais uma vez briga para não cair. Para seguir na elite, os baianos precisam ter o mesmo resultado que o Juventude. Se perderem, o Ju não pode pontuar, e o Grêmio não pode vencer.
O jogo de compadres da rodada. O Sport está rebaixado, enquanto o Athletico-PR não corre risco de cair e está na Libertadores por ter sido campeão da Sul-Americana.
Neste jogo, a briga é por um lugar na Libertadores. Para tentar o tri da América, o Inter precisa vencer e torcer para que Santos, Ceará, Atlético-GO e América-MG não ganhem.
A situação do Bragantino é mais fácil. Dentro da zona de classificação do torneio continental durante todo o campeonato, o Braga precisa empatar para se classificar. Em caso de derrota, torce para que pelo menos um entre Fluminense, América-MG e Atlético-GO não vença.
Enquanto os corintianos sonham com a próxima Libertadores, o Juventude joga a vida para seguir na Série A. Uma vitória combinada com empate do Bahia ou derrota do Cuiabá mantém o clube gaúcho na elite nacional. Se empatar, resta torcer por derrota dos baianos.
Após se livrarem da queda, os goianos sonham com uma vaga inédita na Libertadores. A classificação virá tendo um resultado melhor do que América-MG ou Fluminense. Ou ainda se vencer, o Bragantino perder e a combinação de resultados tire uma diferença de seis gols no saldo. O Flamengo já sabe que terminará em segundo lugar.