O Cuiabá venceu o Fortaleza por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (6), na Arena Pantanal, chegou a 46 pontos e deixou o Z-4 do Brasileirão, subindo para a 15ª posição. O resultado foi ruim para o Grêmio, que não pode mais alcançar a equipe mato-grossense e dependerá de tropeços do Juventude e do Bahia na última rodada para sonhar com a permanência na Primeira Divisão.
O único gol do Cuiabá foi marcado ainda no primeiro tempo, pelo centroavante Elton, de pênalti. Assim, a equipe comandada pelo técnico Jorginho depende apenas de si para se manter na Série A, já que assegura a permanência com um empate contra o Santos, na Vila Belmiro. Mesmo com uma derrota, não cai se Bahia ou Juventude não vencerem.
Fazendo valer o fator casa, a equipe do Cuiabá tratou de ir para cima do Fortaleza tentando construir uma vantagem ainda na etapa inicial. E se deu bem. Logo aos oito minutos, após a arbitragem marcar um pênalti de Jackson sobre Felipe Marques, o atacante Elton, cobrando com categoria, abriu o placar na Arena Pantanal para festa da torcida.
Após o gol, o time da casa continuou pressionando. Até meados dos 25, ainda teve mais duas oportunidades de ampliar, sendo elas com Elton e Felipe Marques, mas em ambas a bola acabou indo para fora para a lamentação dos atletas.
Com o tempo passando, a equipe visitante passou a ter um pouco mais a posse de bola até a reta final da etapa. Entretanto, mesmo conseguindo equilibrar as coisas, tinha muita dificuldade em atacar, não conseguindo finalizar nenhuma bola contra o goleiro Walter, fazendo com que os mandantes conseguissem levar o resultado parcial para o vestiário.
Com os treinadores promovendo algumas trocas antes do início da segunda etapa, quem acabou se dando melhor foi o Fortaleza. Até meados dos 10 minutos, chegava com perigo na área rival, conseguindo assustar com Titi e Wellington Paulista, mas a bola teimou em não balançar as redes.
Na sequência, percebendo o Tricolor melhor em campo, Jorginho então recuou novamente para seus suplentes. Em três trocas, colocou Auremir, Cabrera e Rafael Gava visando ganhar mais velocidade. Mesmo com as mudanças, poucas foram as chances criadas pelo time de Mato Grosso, mantendo o resultado parcial.
Não muito diferente da postura de Jorginho em mudar sua equipe, Vojvoda também apostou em novas caras no duelo. Conseguindo pressionar mais até meados dos 30 minutos, desperdiçava chances e mais chances que apareciam, deixando a torcida aliviada a cada erro de finalização.
Nos últimos 15 minutos, mais os acréscimos dados pela arbitragem, o Cuiabá tentava segurar o resultado do jeito que podia. Torcendo para o tempo passar depressa, ainda viu o Leão chegar mais duas vezes com Osvaldo e David, porém não foram o suficiente para empatar dando a deixa para Heber Roberto Lopes colocar um ponto final no duelo na Arena Pantanal para festa da torcida local.