Com a derrota do Juventude para o São Paulo, nesta segunda-feira (6), o Grêmio ganhou sobrevida e a definição do possível rebaixamento para a Série B ficou para a última rodada do Brasileirão, que terá todos os jogos às 21h30min de quinta-feira (9). Porém, o Tricolor precisa vencer e torcer contra dois rivais diretos para evitar a queda.
Além de derrotar o Atlético-MG na Arena, os gremistas devem secar o Juventude e o Bahia, que não poderiam nem mesmo empatar. O time de Caxias do Sul encara o Corinthians, no Alfredo Jaconi, e o Bahia visita o Fortaleza, no Castelão. O Cuiabá, que derrotou o Fortaleza nesta segunda, chegou a 46 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Grêmio.
Com 40 pontos e na 18ª posição, o Tricolor pode chegar ao máximo de 43 pontos no campeonato. Essa é a pontuação de Juventude (17º) e Bahia (16º). Por isso, eles não podem somar nem um pontinho sequer na rodada derradeira para que o Grêmio tenha chance de passá-los.
Caso isso ocorra e os três fiquem com 43 pontos, a equipe gremista se livra do rebaixamento pelo número de vitórias (12, contra 10 do Ju e 11 do Bahia).
Os jogos para os gremistas secarem:
Quinta-feira, 9/12
- 21h30min – Fortaleza x Bahia
- 21h30min – Juventude x Corinthians