O governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (30), a permissão para o aumento de público em partidas de futebol no Rio Grande do Sul para até 30% da capacidade máxima dos estádios. A decisão anterior, oficializada no início de setembro, estipulava como limite a presença de apenas 2,5 mil pessoas por evento esportivo.
O decreto com a nova medida deverá ser publicado nesta sexta-feira (1º). A principal novidade trata da exigência do comprovante de vacinação conforme calendário vacinal estipulado em cada município.
A liberação atende a um pedido dos clubes gaúchos que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro. Conforme foi acordado no último Conselho Técnico organizado pela CBF, ficou estabelecido que, a partir deste fim de semana, os jogos poderão ter torcedores nas arquibancadas.
Desta forma, o Grêmio será o primeiro a reencontrar sua torcida. Neste domingo (3), às 20h30min, o Tricolor recebe o Sport, na Arena. Como atuarão como visitantes nas duas próximas rodadas, Juventude e Inter terão de aguardar mais uma semana. A equipe caxiense enfrentará o América-MG, no dia 9, no Estádio Alfredo Jaconi, e o Colorado, no dia 10, a Chapecoense, no Beira-Rio.
Em respeito aos protocolos, os clubes terão de ser responsáveis pela contratação de monitores para fiscalizar o respeito de espaço de um metro entre cada grupo de três pessoas e o uso de máscara.
Além disso, só haverá a liberação para a ocupação de setores com cadeiras, o que pode reduzir o percentual total de liberação, já que o limite é de 30% de ocupação por setor.
Protocolo para competições esportivas com até 30% de ocupação
- Exigência do comprovante de vacinação conforme calendário vacinal de cada município
- Uso exclusivo de espaços com cadeiras, com ocupação máxima de 30%
- Garantia de distanciamento mínimo de 1m entre grupos de até três pessoas
- Autorização do município sede
- Aprovação regional de no mínimo 2/3 dos municípios da Região Covid ou do Gabinete de Crise da Região Covid
- Presença de monitores para fiscalização do cumprimento dos protocolos de distanciamento e uso de máscara (proporção de 1 para cada 150 pessoas)