A batalha jurídica do Flamengo para liberar a presença de público nas arquibancadas do Maracanã tem opositores. A CBF e os demais clubes da Série A acionaram o STJD para barrar a iniciativa dos cariocas. O Grêmio, que é um dos envolvidos no movimento, joga contra o Flamengo na próxima semana e poderá ser afetado diretamente pela polêmica.
Após a reunião do congresso técnico no final da manhã de quarta-feira (8), a CBF e os participantes da elite do futebol nacional decidiram que o retorno às arquibancadas deve ser adiada em virtude da ausência de equiparação entre as sedes. O Flamengo não participou da conversa.
Os cariocas conseguiram uma liminar nesta semana permitindo que os seus torcedores estejam presentes nos estádios. Desta forma, os duelos contra o Tricolor, na próxima quarta, pela Copa do Brasil, e no domingo seguinte, pelo Brasileirão, podem contar com flamenguistas no Maracanã, já que a prefeitura e o governo do Rio de Janeiro deram o aval para a decisão.
Antes mesmo do congresso técnico, a CBF já tinha acionado o STJD pedindo reconsideração da questão. A mesma situação já tinha ocorrido no mês de agosto, quando o Flamengo já iniciava movimentação jurídica semelhante pelo retorno dos torcedores. No entendimento da entidade, o regulamento das competições deve ser seguido. O clube carioca alega que a permissão de público não cabe à CBF.
Em paralelo, os demais participantes do Brasileirão decidiram por seguir a CBF. Na nota divulgada após o encontro virtual, eles reforçam a necessidade de que o tema seja decido pelo STJD, e não pela Justiça comum.
"Os clubes decidiram, por unanimidade, conjuntamente pleitear junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol a reconsideração ou reforma da decisão liminar que autorizou o Clube de Regatas do Flamengo a retornar com o público em suas partidas como mandante, em respeito ao regulamento da competição aprovado em reunião de Conselho Técnico realizada no dia 24 de março de 2021. Além disso, solicitarão ao STJD do Futebol celeridade para que o processo seja levado à apreciação do Pleno do Tribunal", diz o manifesto.
Pela movimentação nos bastidores, por enquanto, a permissão de comercialização de ingressos para as partidas entre o Tricolor e o Flamengo seguem válidas. Nos próximos dias, após o retorno do STJD, o tema poderá ter novidades.