A dupla Gre-Nal chegou ao final da temporada com o mesmo objetivo: conseguir uma vaga na Libertadores de 2020.
O Grêmio está apenas um ponto na frente do Inter no Brasileirão — com 47 pontos, o Tricolor ocupa a quinta posição, e o Colorado está em sétimo lugar, com 46. No próximo domingo (3), os rivais se enfrentam na Arena, às 18h.
Os comentaristas de GaúchaZH analisaram a situação das duas equipes para a partida.
Pedro Ernesto Denardin
O Grêmio chega melhor ao Gre-Nal. Não sei se posso dizer que é favorito. O que sei é que, depois do fracasso na Libertadores, a recuperação veio rápida e contundente. Foram duas vitórias importantes e conseguidas com tranquilidade. Já o Inter foi bem contra o Bahia e se complicou contra o Athletico-PR. Teve que enfrentar vaias da torcida, o que remete a uma certa intranquilidade. No entanto, os dois times carregam incertezas técnicas para o clássico. Talvez, o fator local contribua para alguma vantagem para o Grêmio. Mas vejo, no fundo, uma grande paridade entre os times. Difícil estabelecer um favoritismo neste Gre-Nal.
Adroaldo Guerra Filho
Futebol é momento. Verdade que Gre-Nal é um jogo diferente, mas por jogar em casa, maior entrosamento, duas vitórias seguidas, o Grêmio entra na clássico como favorito.
Maurício Saraiva
Quem chega melhor ao Gre-Nal é o anfitrião. Renato tem desfalques, mas seu conceito de jogo está claro para todos os jogadores. Individualmente, o Grêmio tem mais recursos. O Inter recém trocou de treinador, iniciou uma reforma e ficou pelo caminho. Ninguém sabe que Inter vai a campo domingo.
Leonardo Oliveira
O Grêmio entra como favorito. Tratou melhor suas feridas depois do tombo no Maracanã e resgatou um bom tanto da confiança ao vencer Botafogo e Vasco. Mais do que isso, recuperou jogadores e entrará quente no Gre-Nal. Já o Inter, que havia deixado uma excelente impressão contra o Bahia, voltou a sua mesmice contra o Athletico-PR. Empatou, e até deixou de ganhar. Mas não é esse o ônus da quinta-feira. O problema é que o time saiu de campo com mais dúvidas do que certezas. Em nomes e também em estratégia de jogo.