O jogo do Brasil-Pel contra o Bragantino, no último sábado (31), em Bragança Paulista, pela 20ª rodada da Série B, teve um fato extracampo registrado. O goleiro Carlos Eduardo, do Xavante, relatou ao árbitro ofensas de cunho racista vindas da torcida do time da casa. O ocorrido foi registrado em súmula.
Para o jogador, no entanto, o caso está encerrado. Em entrevista ao GaúchaZH, Carlos Eduardo ressaltou que a injúria partiu de apenas um torcedor, considerando um episódio isolado.
— Quero dar um basta nessa história, porque já passou. Foi um fato isolado, só um torcedor falou isso que está na súmula. Só pedi para parar. Não foi para esse tipo de repercussão. Durante a entrevista (pós-jogo), falei que é normal, mas foi um fato isolado. Podia estar bêbado e fez um comentário infeliz. Para mim, passou, vida que segue. Os próprios atletas do Bragantino pediram desculpa pelo ocorrido. Aconteceu, fico chateado porque entendo como é o futebol, vem um engraçadinho falar besteira. Tenho coisas maiores do que isso para me preocupar. É difícil dizer quem foi, não vi quem foi. Pedi para o juiz para parar, e parou. Para encerrar, passar uma borracha. A pessoa que falou deve estar com medo e não vai fazer mais. Não quero estender esse assunto porque tenho família. Não vou me vitimizar. Vou tratar como um comentário infeliz — declarou o goleiro.
Segundo a súmula da partida, o fato ocorreu aos 30 minutos do primeiro tempo. Na ocasião, Carlos Eduardo foi até o árbitro Paulo Henrique de Melo Salmazio e informou que estava sendo ofendido com palavras de cunho racista. O goleiro afirmou que o caso não voltou a ocorrer durante a partida.
— Não se repetiu. Quando pedi para parar, parou. Fiquei contente que parou. Gostei da ação do juiz, foi cortês, e a equipe adversária também. Foram nota 10 e ajudaram a coibir. Para mim, assunto encerrado, sem mágoa — afirmou Carlos Eduardo.
Em campo, o Brasil-Pel foi derrotado pelo Bragantino por 2 a 1. Na tabela, o Xavante ocupa a 12ª posição, com 25 pontos, quatro à frente da zona de rebaixamento. Nesta terça-feira, o time treinado por Bolívar volta a campo, às 19h15min, contra o Londrina, no Bento Freitas.