Acabou a folga e o Brasileirão está de volta depois de um mês paralisado para a disputa da Copa América. Logo de cara, os cartoleiros têm uma tarefa difícil pela frente: escalar a equipe no Cartola FC para a 10ª rodada — o mercado fecha sábado (13), às 15h.
Mas por que difícil? Porque muitos dos times estão envolvidos na Copa do Brasil e devem preservar jogadores. Assim, o ideal é fugir das equipes que podem utilizar reservas e apostar naquelas que não estão no mata-mata, para evitar que o atleta escalado não atue e você fique zerado na pontuação.
Confira as nossas sugestões para escalar:
GOLEIROS
Cássio (Corinthians)
Preço: 8,71 cartoletas
O Corinthians foi eliminado da Copa do Brasil e não atuará no meio da semana que vem. Por isso, irá com força máxima para enfrentar o penúltimo colocado CSA no Itaquerão. O time alagoano tem o pior ataque do Brasileirão, com apenas três gols marcados. Do outro lado, a equipe do técnico Fábio Carille sofreu somente cinco gols. Assim, são grandes as chances de Cássio somar os cinco pontos por não sofrer gols. Se der sorte, ainda pode fazer algumas defesas difíceis.
Gatito Fernández (Botafogo)
Preço: 7,80 cartoletas
O Botafogo é outro que não está mais na Copa do Brasil — foi eliminado para o Juventude. Desta forma, uma boa alternativa para a rodada é o goleiro Gatito Fernández, principal destaque da seleção paraguaia na Copa América. Contra um Cruzeiro que pode ser reserva, no Mineirão, são boas as chances de o time carioca surpreender e não levar gol, mesmo fora de casa — o que renderia uma boa pontuação para o goleiro.
ZAGUEIROS
Manoel (Corinthians)
Preço: 10,08 cartoletas
O experiente Manoel poderá ajudar o Corinthians a vencer o CSA, no Itaquerão. Com boa média de pontos no fantasy, o zagueiro vai bem defensiva e ofensivamente, e pode somar pontos tanto por não levar gol, quanto por roubar bolas, finalizar e até mesmo marcar gols. Foi mal na última rodada antes da parada para a Copa América. Assim, deve valorizar nesta rodada.
Gum (Chapecoense)
Preço: 7,04 cartoletas
A Chapecoense receberá na Arena Condá um time provavelmente reserva — ou, no mínimo, bastante desfalcado — do Atlético-MG no domingo. Por conta disso, a equipe catarinense pode tirar vantagem e sair ilesa contra um adversário melhor colocado na tabela. Além disso, Gum já marcou um gol no campeonato e costuma ir bem ofensivamente.
Léo Pereira (Athlético-PR)
Preço: 8,84 cartoletas
Apesar de ser titular do Furacão, o zagueiro deve ser utilizado na partida diante do Inter, mesmo às vésperas do jogo de volta da Copa do Brasil contra o Flamengo. Com isso, o zagueiro vai enfrentar um time colorado provavelmente reserva, e que tem dificuldades de vencer fora de casa — não conquistou nenhuma vitória longe de Porto Alegre até agora na competição. Além disso, Léo Pereira tem um gol marcado no campeonato.
LATERAIS
Fagner (Corinthians) - DICA DE CAPITÃO
Preço: 15,29 cartoletas
Com média de 9,90 pontos em cinco jogos neste Campeonato Brasileiro, a tendência é de que Fagner vá bem novamente neste duelo contra o CSA, no Itaquerão. Com 14 roubadas de bola e duas assistências na competição, o lateral-direito corintiano deve somar também os cinco pontos por não sofrer gols contra o pior ataque do torneio.
Carlinhos (Fortaleza)
Preço: 6,82 cartoletas
Ainda que tenha ido bem na última rodada e deva desvalorizar, a tendência é de que Carlinhos faça uma boa pontuação. Se a sua preocupação com pontos for maior do que com cartoletas, ele é uma boa alternativa. Contra o lanterna Avaí, que marcou apenas quatro gols no campeonato, é alta a possibilidade de o Fortaleza não ser vazado e o lateral garantir os cinco pontos por não sofrer gols. Além disso, ele terá mais liberdade para apoiar e poderá garantir até mesmo uma assistência.
MEIAS
Pedrinho (Corinthians)
Preço: 11,09 cartoletas
Com três gols em cinco jogos no Campeonato Brasileiro, o meia-atacante Pedrinho pode ser uma arma importante para o Corinthians vencer o CSA no Itaquerão. Contra um time fechado na defesa, será importante um atleta que tenha qualidade no um contra um como o jovem de 21 anos para furar o bloqueio do time alagoano.
Paulo Henrique Ganso (Fluminense)
Preço: 8,78 cartoletas
Contra o Ceará, em casa, o Flu tem a chance de iniciar bem o segundo semestre. E Ganso pode ser uma peça fundamental na equipe do técnico Fernando Diniz. Nas últimas partidas do Brasileirão, antes da pausa, o meia teve pontuações razoáveis, depois de pontuar mal nos seus primeiros jogos.
Diego (Flamengo)
Preço: 5,31 cartoletas
Reserva no jogo de ida da Copa do Brasil contra o Athlético-PR, o camisa 10 rubro-negro deve estar em campo contra o Goiás, domingo no Maracanã. Mesmo se utilizar um time alternativo, o Fla é favorito, e Diego pode emplacar uma boa pontuação.
Camilo (Chapecoense)
Preço: 7,36 cartoletas
Contra um Atlético-MG em baixa após perder o clássico para o Cruzeiro pela Copa do Brasil, a Chape joga em casa para sair da zona de rebaixamento. Com isso, Camilo surge como boa opção para ser escalado. Em quatro jogos no Brasileirão, deu duas assistências, além de poder contribuir com roubadas de bola.
ATACANTES
Wellington Paulista (Fortaleza)
Preço: 10,59 cartoletas
O centroavante ainda está devendo, com apenas um gol e uma assistência neste Brasileirão. Mas, contra o lanterna Avaí, em casa, é um bom momento para Wellington Paulista ajudar o Fortaleza a buscar um bom resultado. Especialmente pela fragilidade do adversário, o jogador é uma boa opção para esta rodada.
Luan (Grêmio)
Preço: 10,15 cartoletas
É o momento do camisa 7 gremista decolar na temporada. Recuperado dos problemas físicos, o atacante deve começar a partida contra o Vasco na Arena, especialmente por não ter sido titular contra o Bahia no meio de semana. Diante de um adversário que perdeu três dos quatro jogos que fez fora de casa, Luan pode, finalmente, atuar bem.
Everaldo (Chapecoense)
Preço: 17,73 cartoletas
Mais uma opção da Chape diante de um Galo fragilizado pelo mais recente resultado. Além disso, Everaldo é simplesmente um dos artilheiros do Brasileirão. Assim, crescem as chances do centroavante deixar sua marca.
TÉCNICOS
Fábio Carille (Corinthians)
Preço: 10,37 cartoletas
O Corinthians receberá o penúltimo colocado na tabela do Brasileirão, o CSA, no Itaquerão, e terá a missão de vencer para se aproximar do G-6. Assim, Carille torna-se uma boa alternativa para a rodada, já que tem boas chances de sua defesa não ser vazado e ainda garantir alguns pontos a mais com gols e assistências.
Renato Portaluppi (Grêmio)
Preço: 11,49 cartoletas
Contra o Vasco, em casa, o Grêmio vai precisar ir em busca da vitória para seguir a sua recuperação no Campeonato Brasileiro. Assim, Renato será uma boa opção de técnico para esta rodada do CartolaFC mesmo que escale um time misto ou reserva.
QUEM NÃO ESCALAR
Tiago Volpi (São Paulo)
Enfrentar um clássico é sempre complicado. Contra o líder do Brasileirão, então, fica ainda mais difícil. Por isso, é arriscado colocar o arqueiro são-paulino contra o primeiro colocado na tabela, e dono do melhor ataque.
Gustavo Henrique (Santos)
Apesar de o Peixe ser o vice-líder, o adversário da rodada é o Bahia, que conquistou todas suas vitórias no campeonato em casa. Mesmo que não perca, é possível que a equipe sofra gols. Além do mais, o zagueiro santista é um tanto indisciplinado, tendo recebido quatro cartões amarelos em sete jogos.
Clayson (Corinthians)
Ainda que o rival seja frágil — CSA, em Itaquera —, o atacante corintiano não vem tendo boas atuações. Além de apenas um gol marcado, na primeira rodada do campeonato, Clayson costuma ser faltoso, o que prejudica ainda mais sua pontuação.