No último domingo (2), a temporada do futebol brasileiro chegou ao fim com a disputa da última rodada do Brasileirão 2018.
O Palmeiras foi o campeão com sobras, a dupla Gre-Nal conseguiu se classificar à fase de grupos da Libertadores 2019 e o Paraná bateu alguns recordes negativos na competição.
Confira um balanço das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro:
O CAMPEÃO
O Brasileirão 2018 contou com uma arrancada impressionante do Palmeiras, que terminou o primeiro turno na sexta colocação e conquistou a competição pela décima vez. A equipe paulista finalizou o campeonato com a impressionante e inédita marca de 23 jogos de invencibilidade. A última derrota do campeão brasileiro ocorreu na 15ª rodada, para o Fluminense, no Maracanã, quando o treinador ainda era Roger Machado. Felipão assumiu a equipe na 17ª rodada e não perdeu até o fim da competição.
NO CHEIRINHO
O Flamengo foi a equipe que ficou mais tempo na ponta de cima da tabela, liderando a competição por 13 rodadas. A equipe carioca, inclusive, foi para a pausa da Copa do Mundo com cinco pontos de vantagem sobre o vice-colocado — na época, o Atlético-MG. Em segundo nesta estatística, vem o Inter, com 12 rodadas à frente dos outros clubes.
MELHOR ATAQUE
Com 64 gols, o Palmeiras foi o time que mais marcou no Brasileirão. O maior goleador da equipe foi Willian Bigode, com 10 gols. Logo em seguida, Deyverson e Bruno Henrique aparecem na lista do campeão, com nove. Em quarto, vem Dudu, com sete gols.
MELHOR DEFESA
Além de ter o melhor ataque, o Palmeiras também tem a melhor defesa, com 26 gols sofridos. No returno, sofreu 12 gols em 19 partidas. Com 27 gols sofridos, a defesa do Grêmio também foi destaque neste fundamento, principalmente graças ao impressionante desempenho no primeiro turno, quando sofreu apenas 8 gols em 19 partidas.
PIOR ATAQUE
Em 38 rodadas, o Paraná marcou apenas 18 gols, uma média inferior a um gol a cada duas partidas. Este foi o recorde negativo da competição. Antes, a marca pertencia ao Náutico, que em 2013 balançou as redes 22 vezes. Para efeitos de comparação, o artilheiro do campeonato foi Gabigol, do Santos, que, sozinho, também marcou 18 gols.
PIOR DEFESA
Com 63 gols sofridos, o Vitória foi o time mais vazado da competição. Isso ajuda a explicar a péssima campanha, que fez a equipe cair para a Série B uma rodada antes do término do Brasileirão. Logo em seguida, Sport e Paraná, com 57 gols sofridos cada, completam a lista de piores defesas, e também disputarão a Segunda Divisão em 2019.
MAIS VITÓRIAS
O Palmeiras foi o time que mais venceu na competição, com 23 resultados positivos ao longo das 38 rodadas. Em segundo, vem o vice-líder Flamengo, com 21.
MAIS DERROTAS
O Paraná, lanterna da competição, sofreu 23 derrotas ao longo das 38 rodadas. Até mesmo por isso, foi rebaixado com seis rodadas de antecedência. Em segundo na lista de derrotas, vem o Vitória, 19° colocado, com 21 resultados negativos.
MENOS VITÓRIAS
O Paraná foi o time que menos vezes somou três pontos no campeonato, com apenas quatro vitórias. Foram elas contra Fluminense, Bahia e duas vezes contra o América-MG. Com isso, o time paranaense igualou o recorde negativo de vitórias da competição, que era do América-RN, em 2007.
MENOS DERROTAS
O Palmeiras perdeu apenas quatro vezes na competição. O Corinthians, o Sport, o Cruzeiro e o Fluminense foram as únicas equipes que bateram o campeão.
ARTILHEIRO
Gabigol marcou 18 dos 46 gols do Santos na competição. O centroavante foi o artilheiro isolado do Brasileirão, seguido de Ricardo Oliveira, com 13.
MAIOR GARÇOM
Com 14 passes para gol, Dudu é o maior garçom da década na competição. Ele não conseguiu ultrapassar a marca de 2010, quando Conca deu 18 assistências e ajudou o Fluminense na campanha do tricampeonato.
ESTATÍSTICAS GERAIS
- Média de público pagante: 18.873 por jogo
- Média de Gols: 2,18 por jogo
- Média de Cartões Amarelos: 4,98 por jogo
- Expulsões: 101
- Vitórias Mandantes: 202
- Vitórias Visitantes: 68
- Empates: 110