O Gre-Nal 417 deste domingo (9), no Estádio Beira-Rio, terá reforço da Brigada Militar (BM) e esquema especial de trânsito em Porto Alegre. Serão 500 policiais fazendo o monitoramento da segurança e a escolta de torcedores do Grêmio desde a Arena. A partida começa às 16h, com previsão de mais de 40 mil pessoas. Todos os ingressos estão esgotados.
As torcidas organizadas do Grêmio sairão da Arena a partir das 12h em ônibus que serão escoltados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Brigada Militar até o Beira-Rio. A partir das 13h será a vez da torcida mista.
— Vamos contar com policiais em motos, a cavalo e viaturas nas principais vias de acesso ao estádio. Um helicóptero dará suporte aéreo a toda operação — destaca o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), tenente-coronel Mario Augusto da Silva Ferreira.
O oficial alerta que não será permitido a instalação de churrasqueiras no entorno da Rua Nestor Ludwig (antiga Rua A), nas imediações do Parque Marinha do Brasil.
— Desde cedo, no domingo, a BM estará fazendo a preparação do entorno do estádio para receber os torcedores do início ao fim da partida.
Trânsito
O deslocamento até o estádio poderá ser feito pelas avenidas Padre Cacique e Edvaldo Pereira Paiva. A EPTC alerta, no entanto, para o bloqueio de recreação da Edvaldo Pereira Paiva entre as rótulas da Usina do Gasômetro e a das Cuias.
Após o jogo, a Avenida Edvaldo Pereira Paiva poderá ter fluxo único em toda a via até a área central. A definição ocorrerá no decorrer da partida, por decisão da EPTC, buscando preservar a segurança dos pedestres e demais frequentadores da orla, com base na previsão de cerca de 100 mil pessoas no Acampamento Farroupilha e na orla do Guaíba, atrações para o final de semana naquela região.
Quem utilizar a Rua Fernando Lúcio da Costa (antiga Rua B), poderá fazer o deslocamento para a zona Sul pela avenida Edvaldo Pereira Paiva. Os motoristas que desejarem evitar as imediações do Estádio Beira-Rio no domingo à tarde poderão utilizar, como alternativas para a zona Sul, a 3ª Perimetral ou o eixo da Ipiranga, Azenha, Carlos Barbosa e Oscar Pereira.
Transporte coletivo
A partir das 14h, dez ônibus Especial Futebol sairão do Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público, até o estádio. Além da linha especial, mais de 20 linhas regulares atendem a região do estádio pelo corredor da avenida Padre Cacique. Os serviços de lotação, com seis linhas, e de táxi, também serão reforçados.