O Campeonato Brasileiro começa a engrenar. De 14 de abril até hoje, já se passaram 34 dias. A sexta rodada começa neste sábado com três partidas, sendo dois clássicos estaduais: Atlético-MG x Cruzeiro em Belo Horizonte, Flamengo x Vasco no Rio de Janeiro e Palmeiras x Bahia em São Paulo.
GaúchaZH fez um levantamento das cinco primeiras rodadas disputadas. Não foram 50 jogos já que Vasco x Santos ficou para depois da Copa. Confira dados curiosos das 49 partidas disputadas até agora.
GOLS
Já aconteceram 120 gols em 49 jogos. A média chega a 2,44 por partida. Os times mandantes marcaram 74 gols (61,6%) e os visitantes fizeram 46 (38,4%).
Melhor ataque = FLAMENGO com 11 gols.
Pior ataque = INTERNACIONAL com 2 gols.
Melhor defesa = CRUZEIRO com 2 gols.
Pior defesa = PARANÁ com 11 gols.
Goleadores = Roger Guedes (Atlético-MG) e Rodriguinho (Corinthians) com 4 gols.
Gols no primeiro tempo = 49 (40,8%)
Gols no segundo tempo = 71 (59,2%)
Tipos dos gols
Dentro da área com o pé = 55
Cabeça = 33
Fora da área com o pé = 15
Pênalti = 8
Contra = 5
Falta = 4
Resultados mais comuns
2x1 = 9 vezes e 1x0 = 8 vezes
Vitórias dos mandantes = 25 (51%)
Vitórias dos visitantes = 8 (16,3%)
Empates = 16 (32,7%)
Melhor mandante: Botafogo com 7 pontos em 3 jogos, saldo 2, 5 gols marcados.
Melhor visitante: Flamengo com 4 pontos em 3 jogos, saldo 2.
Pior mandante: Paraná com duas derrotas em dois jogos.
Pior visitante: Santos com duas derrotas em dois jogos, saldo menos 5.
LÍDERES
Flamengo (três rodadas), Corinthians e Atlético-PR já lideraram o campeonato.
G-6
12 times já figuraram no G-6 em algum momento no Brasileirão. O Corinthians é po único sempre presente. O Grêmio está no grupo nas últimas duas rodadas. O Inter figurou entre os seis primeiros apenas na primeira rodada.
Z-4
Sete times já apareceram no Z-4 do Brasileirão. Ceará e Paraná são os mais frequentes com quatro presenças em cinco rodadas. A dupla Gre-Nal ainda não "pintou" por ali.
LANTERNAS
Só dois times seguraram a lanterna neste início de Brasileirão. A Chapecoense ficou em último na primeira rodada. Nas últimas quatro rodadas, só deu Paraná.
ÁRBITROS
Quatro árbitros da FIFA figuram no topo do ranking de arbitragem deste Brasileirão. São eles: Anderson Daronco (RS), Dewson Freitas da Silva (PA), Luiz Flávio de Oliveira (SP) e Raphael Claus (SP). Todos apitaram em três das cinco rodadas. No total, 29 árbitros aturam em 49 jogos.
CARTÕES AMARELOS
O Internacional é o mais indisciplinado com 16 cartões recebidos. Logo atrás vem o Atlético-MG com 15. O Santos é o time mais comportado com apenas sete amarelos recebidos. No total, os árbitros distribuíram 220 cartões amarelos em 49 jogos, média de 4,4 por partida.
CARTÕES VERMELHOS
Apenas oito cartões vermelhos foram apresentados pelos árbitros neste Brasileirão. Cada um para um time diferente: Inter, Flamengo, Bahia, América-MG, Fluminense, Grêmio, Atlético-PR e Paraná. A média é de um vermelho a cada seis jogos.
TROCAS DE TÉCNICOS
Depois de cinco rodadas,só o Sport mudou o comando neste Brasileirão. Nelsinho Baptista deu lugar a Claudinei Oliveira.
PÚBLICO PAGANTE
A média do Brasileirão é a maior dos últimos anos com 17.711 pagantes por jogo. O Flamengo lidera o ranking com 51.229 torcedores de média, seguido do Corinthians com 34.698 e do Grêmio com 31.954 pagantes por partida. O América-MG tem a menor média com 4.126 torcedores por jogo.
O recorde de pagantes aconteceu em Flamengo 2x0 Inter, dia seis de maio, no Maracanã: 55.283 torcedores. Já o pior público pagantes foi registrado em Vasco 2x3 Vitória, dia 13, em São Januário: 3.143