Depois de quase sete anos, Ceará e Grêmio voltam a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro. A partida acontece neste domingo, no Estádio Castelão, em Fortaleza, às 19 horas.
O time cearense não tem tido folga nesta temporada. Entre os 20 times da Série A, é o que mais realizou partidas oficiais de janeiro até agora. Já foram 36 jogos. O Grêmio fez 33.
Números do Ceará em 2018
- 36 jogos
- 18 vitórias
- 11 empates
- 7 derrotas.
Gols: 66 marcados e 37 sofridos
Em Fortaleza
- 25 jogos
- 15 vitórias
- 7 empates
- 3 derrotas.
Gols: 54 marcados e 24 sofridos
Principais Goleadores
- Arthur (16 gols)
- Andrigo e Elton (6 gols)
Desempenho em campeonatos
- Campeão cearense em cima do Fortaleza pela 45ª vez
- Eliminado na 3ª fase da Copa do Brasil pelo Atlético-PR, nos pênaltis
- Classificado para a semifinal da Copa do Nordeste, contra o Bahia
- Atual 19º no Brasileirão, com 3 pontos em 6 jogos
Troca de Técnico
O Ceará trocou de técnico nesta semana. Marcelo Chamusca foi demitido após o time perder para o Vitória em Salvador, por 2 a 1, no último domingo. Ele estava no cargo desde junho do ano passado e foi um dos responsáveis pelo acesso do Vozão para a Série A nesta temporada.
Daniel Azambuja comandou o time interinamente na quarta-feira, quando o Ceará empatou em 0 a 0 com o CRB, pela Copa do Nordeste em Fortaleza, e se garantiu nas semifinais.
O novo técnico, Jorge Amorim Campos, o Jorginho, lateral direito tetracampeão do mundo com a seleção brasileira em 1994, nos Estados Unidos, estreia justamente contra o Grêmio neste domingo.
Último confronto no Brasileirão
A última vez que os dois times se enfrentaram pelo Brasileirão foi em 19 de novembro de 2011, no antigo Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Sem chances de titulo, Libertadores ou rebaixamento, o Grêmio foi facilmente dominado pelo Ceará que ainda tentava escapar da segundona. Os cearenses venceram por 3 a 1, com três gols de Felipe Azevedo. Douglas descontou.
Ficha técnica - Grêmio 1x3 Ceará
36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 19/11/2011
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).
Gols: Douglas para o Grêmio e Felipe Azevedo (3) para o Ceará.
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ).
Grêmio (1): Victor, Mário Fernandes, Saimon (Vilson), Rafael Marques e Júlio César; Fernando, Adilson (W. Magrão), Marquinhos e Douglas; Leandro e André Lima (Miralles). Técnico: Celso Roth.
Ceará (3): Fernando Henrique, Heleno, Thiago Matias, Daniel Marques e Eusébio; João Marcos, Juca, Michel e Thiago Humberto (Leandro Chaves); Osvaldo (Washington) e Felipe Azevedo (Paulinho). Técnico: Dimas Filgueiras.