Foi um clássico típico do rótulo que o Gre-Nal ganhou ao longo de seus mais de 100 anos. Brigado, com mais divididas, carrinhos e discussões do que passes brilhantes e dribles desconcertantes. Ainda assim, o 1 a 0 do Inter sobre o Grêmio produziu alguns bons momentos. Veja os 10 principais.
1) Grohe sente o pé
Passaram-se os primeiros movimentos de um jogo truncado, brigado, quando Marcelo Grohe deu um susto no torcedor gremista. Após dar um chutão para evitar a chegada do atacante colorado, o goleiro caiu sentindo o pé esquerdo. Foi atendido enquanto Bruno Grassi já aquecia, mas ficou em campo apesar de admitir estar com dor até o apito final da partida.
2) A primeira chance
O Inter buscava o ataque, mas esbarrava em uma marcação competente do Grêmio. O clássico era muito pegado, mas faltas dos dois lados e divididas fortes eram mais frequentes do que dribles e passes brilhantes. Não à toa a primeira investida de perigo veio apenas aos 18 minutos, quando Vitinho chutou de pé esquerdo de fora da área e obrigou Marcelo Grohe a fazer boa defesa.
3) Contra-ataque desperdiçado
Pressionado pelo rival, o Grêmio parecia sem saída para o contra-ataque. Mas uma chance apareceu quando Luan dominou a bola e viu-se ao lado de dois companheiros contra apenas dois marcadores. O camisa 7 avançou, preferiu buscar o drible sobre William em vez do passe, e o lateral colorado tomou-lhe à frente para proteger a bola e cavar o tiro de meta.
4) Anderson na pequena área
Foto: Mateus Bruxel
A melhor oportunidade do primeiro tempo veio para o Inter aos 35 minutos. Depois de um bate e rebate na entrada da área, a bola ficou para Vitinho do lado direito. Ele cruzou e encontrou Anderson sozinho, quase na risca da pequena área. O camisa 8, porém, cabeceou por cima do gol de Marcelo Grohe.
5) Luan, D'Alessandro e a mão no pescoço
Foto: Fernando Gomes
Pouco antes do intervalo, uma discussão entre Luan e D'Alessandro resultou em uma cena inusitada. Em meio à conversa, o argentino colocou a mão no pescoço do atacante gremista, que, incomodado, a retirou. Indignado, D'Ale voltou recolocou a mão e seguiu argumentando antes que o árbitro chegasse para apaziguar os ânimos.
6) Cabeceio por cima
Logo no primeiro lance da segunda etapa, parecia que o Grêmio ensaiaria uma reação após um primeiro tempo em que foi dominado. Após falta cobrada da esquerda, Marcelo Oliveira ganhou da marcação e cabeceou por cima do gol de Alisson.
7) Vitinho marca, mas Dourado tem meio gol
Foto: Mateus Bruxel
Só que pouco depois o Inter finalmente transformaria a superioridade em gol. Tudo graças a uma grande jogada de Rodrigo Dourado pelo lado direito. Ele livrou-se de dois marcadores e, quando Erazo chegou na cobertura e tentou afastar o perigo com um toque de letra, dividiu com o equatoriano e foi à linha de fundo para rolar para o meio e deixar Vitinho sozinho na área. 1 a 0.
8) A pressão continua
O Grêmio parece ter sentido o gol que sofreu, e o Inter cresceu com a vantagem. Nos minutos que se seguiram ao gol, pelo menos mais duas vezes o time de Argel chegou forte para tentar ampliar o marcador. Anderson chutou de bico após receber passe de vitinho na área, e Grohe defendeu. O goleiro gremista entrou em ação novamente quando Lisandro aproveitou vacilo de Geromel, livrou-se da marcação e chutou forte para o gol.
9) Luan perde o ângulo
Foto: Fernando Gomes
Aos poucos, o Grêmio se estabilizou no jogo e buscou, com mais ímpeto, uma reação. Com Bobô no lugar de Douglas - e Luan recuado para atuar pela direita -, o time cresceu. A melhor chance veio quando Giuliano achou Luan sozinho na área. Diante da saída de Alisson, ele driblou o goleiro, mas adiantou demais e perdeu o ângulo para chutar. A solução foi devolver para Giuliano, que mandou para fora.
10) Chutes de fora da área e pressão final
Até o apito final, o Grêmio pressionou e o Inter se retraiu para defender o resultado. As melhores chances vieram em arremates de fora da área em que Alisson teve de trabalhar. Primeiro, com Pedro Rocha, que exigiu o voo do goleiro da Seleção para espalmar. Depois, com Giuliano, que teve liberdade na entrada da área, mas bateu em cima de Alisson, que segurou firme.
* ZH Esportes