A Portuguesa divulgou nota em seu site oficial e avisou que irá apresentar ao Ministério Público o contrato oferecido pela CBF, no qual garantia o empréstimo de R$ 4 milhões, em troca da permanência do clube na Série B. Sem interesse de aceitar a proposta, a Lusa alega que já planejava tal atitude, mesmo antes de o vazamento da notícia nesse fim de semana.
Nesta segunda, o presidente da Lusa, Ilídio Lico, confirmou a proposta feita pela CBF, entregue pelo departamento jurídico da entidade, por e-mail. Segundo ele, a oferta é "revoltante". Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista e vice da FPF, disse que é amigo do mandatário rubro-verde, mas que não sabia da cláusula de permanência da Série B no contrato. Ele aconselhou Ilídio a "fazer uma contraproposta".
Veja a nota divulgada pelo clube:
"A Associação Portuguesa de Desportos informa, através desta nota oficial, que a proposta enviada pela CBF e que já circula na imprensa é verídica. Em posse deste documento, o clube irá proceder conforme foi decidido antes que a notícia vazasse, ou seja, irá apresentá-lo ao Ministério Público oportunamente para que este, ciente da questão, tome as devidas providências.
A Portuguesa de Desportos salienta também que em momento algum se dispôs a aceitar qualquer acordo que visasse uma troca do seu lugar, conquistado dentro de campo, por qualquer valor ou benesse."