A CBF anunciou nesta terça-feira uma mudança na contagem de pontos no Ranking Nacional de Clubes (RNC) a partir de 2013. A revisão é para valorizar o desempenho recente de cada time, inclusive dando um bônus para quem participou da Copa Libertadores nos últimos anos, ficando fora da Copa do Brasil.
Na contagem, só serão levados em conta os últimos cinco anos, diferentemente do critério que vinha sendo aplicado desde 2003, quando todos os campeonatos nacionais - inclusive os unificados no fim de 2010 - eram levados em conta. Os resultados mais recentes terão peso maior, em uma escala de cinco a um.
O número de pontos atribuídos também mudou. Agora o campeão da Série A tem 800 pontos. Os vencedores das séries anteriores terão a metade dos pontos do time que tiver a colocação correspondente na série acima. Ou seja, o campeão da Série B ganhará 400. O da C, 200. O da D, 100. O bônus da participação na Libertadores é 400 pontos. O campeão da Copa do Brasil ganha 600 pontos.
O Ranking de Clubes é importante, pois ele define 10 dos 86 times participantes da Copa do Brasil, conforme o regulamento para a competição em 2013.