A alcunha de "templo do automobilismo" é dada para poucos circuitos do mundo. Interlagos, em São Paulo, é um destes locais sagrados para o amante da velocidade. Não apenas para os pilotos de diversas categorias, que percorrem os 4.309m e as 15 curvas em pouco mais de um minuto. Os torcedores que enchem as arquibancadas do Autódromo José Carlos Pace também enaltecem a principal pista da América Latina.
Entre os dias 1º e 3 de novembro, Interlagos recebe o GP do Brasil de Fórmula 1. A principal categoria do automobilismo mundial tem uma história antiga com o autódromo. Em 1973 foi realizada a primeira prova oficial da F1 no Brasil, com vitória brasileira de Emerson Fittipaldi. Ao todo, foram 47 corridas disputadas no circuito paulista. Durante os anos 1980, por conta de reformas, as etapas no Brasil foram em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Depois disso, de 1990 até hoje — com exceções para 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19 —, Interlagos é o palco da F1 no Brasil e uma das pistas favoritas da maioria dos pilotos.
— Sempre gosto de estar no Brasil e, em geral, a pista é ótima — disse Max Verstappen, líder do campeonato e vencedor da prova em 2023. O holandês vai em busca do terceiro triunfo da carreira em Interlagos, podendo ultrapassar um trio de brasileiros que conseguiram vencer duas vezes: Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Felipe Massa.
Massa foi o último a colocar a bandeira do Brasil no local mais alto do pódio de Interlagos. Massa venceu em 2006 e 2008 e sempre foi um fã declarado do autódromo.
— É um local histórico no mundo da Fórmula 1, um autódromo que traz muitas ultrapassagens, tem uma competição grande, os fãs conseguem assistir quase a pista toda, independente do setor em que você estiver — afirma o brasileiro, em entrevista para Zero Hora.
O clima é outro fator que torna Interlagos especial. Em quase todos os anos, a chuva se faz presente em algum momento e muda os rumos da prova na F1. Para a corrida de domingo (3), existe 60% de chance de chuva.
— Há muita variação de clima, às vezes chove, às vezes está frio, às vezes está quente, isso traz corridas bacanas, interessantes e com mudanças — diz Massa.
Importância de Interlagos em meio aos modernos circuitos
Atualmente, Interlagos é considerada uma pista clássica na Fórmula 1. Apesar de ser mais novo do que Silverstone, na Inglaterra, ou Monza, na Itália, o autódromo paulista se manteve na categoria, mesmo com os novos e modernos circuitos construídos nos últimos anos.
— Com o crescimento do calendário e mais provas que a Liberty Media chama de "destination GPs", que unem destinos turísticos a circuitos, como Miami e Las Vegas, Interlagos se firmou como uma daquelas pistas da "velha F1". Não é exagero dizer que se tornou uma das clássicas atualmente — afirma Julianne Cerasoli, colunista do UOL, que acompanha a categoria durante a temporada em diversos lugares do mundo.
Pistas como a da Arábia Saudita, desde 2021 na F1, ou de Singapura, que estreou em 2008, estão longe de ser unanimidade entre os pilotos e fãs. Problemas no traçado e falta de interesse do público são alguns fatores que tornam os modernos circuitos dignos de críticas.
Por outro lado, Interlagos se destaca principalmente pela qualidade das corridas e pela animação do público. O fã brasileiro é bem visto por pilotos e pelas equipes.
— O jeito que os fãs recebem a Fórmula 1 aqui, com alegria, é um diferencial. Sem dúvida, juntando isso tudo, mostra que é uma corrida muito importante na história da Fórmula 1 — aponta Massa.
Em 2023, Interlagos recebeu 267 mil pessoas durante os três dias de evento. As melhorias realizadas no circuito e a promoção da categoria no país, mesmo sem um piloto brasileiro desde 2017, mantém Interlagos na lista de "templos do automobilismo".
— Ser o único lugar na América Latina com condições de sediar um evento desse porte ajuda do ponto de vista de negócio para a Liberty. Mas, como circuito, Interlagos é bastante seletivo e gera corridas muito boas. As melhorias de infraestrutura e na promoção do evento nos últimos anos ajudaram na avaliação de todos — complementa a Julianne.