O Brasil pode voltar para o grid da Fórmula 1 em breve, com Gabriel Bortoleto. Principal promessa do automobilismo do país, o piloto de 20 anos é cotado para uma vaga na Sauber em 2025, que se tornará Audi a partir de 2026. Contudo, ele precisa resolver sua situação na McLaren, equipe na qual é piloto oficial do programa de desenvolvimento.
O portal Grande Prêmio noticiou nesta sexta-feira (1º), dia em que começam as atividades em Interlagos para o Grande Prêmio do Brasil, que Bortoleto se desvinculará da McLaren em 2025, o que deve significar um acordo com a Audi para o próximo ano ou para 2026.
De acordo com o staff do brasileiro, ele segue como piloto oficial do programa de desenvolvimento da McLaren. Principalmente porque o contrato com a equipe britânica envolve parte do patrocínio da temporada de Bortoleto na Fórmula 2. Ainda restam duas etapas da categoria de acesso, no Catar e nos Emirados Árabes, e o brasileiro é o líder da competição.
Dessa forma, uma confirmação de saída da McLaren só deve ser realizada ao final da temporada da F2, que será no dia 8 de dezembro. O staff de Bortoleto confirma que há conversas para uma vaga em 2025, mas não há nada concreto até o momento.
Na quinta-feira (31), o líder do Mundial de F1, Max Verstappen, falou sobre a situação do brasileiro. O holandês afirmou que se tivesse o poder de decisão na Audi "já o teria contratado". Oscar Piastri, que pilota pela McLaren, também saiu em defesa do companheiro de escuderia.