O domínio de 2023 segue em 2024 na Fórmula 1. Na primeira etapa da temporada, Max Verstappen, da Red Bull Racing, liderou de ponta a ponta o Grande Prêmio do Bahrein, neste sábado (2), e chegou a sua 55ª vitória na carreira. A prova foi marcada por um início movimentado, mas depois entrou num modo sem muitas emoções.
Na segunda posição, 21s atrás do holandês, Sergio Pérez conseguiu três ultrapassagens para fazer a dobradinha da Red Bull. Fechando o pódio, Carlos Sainz, que será substituído por Lewis Hamilton na Ferrari no próximo ano, chegou na terceira posição e mostrou que merece uma boa vaga em 2025.
O tricampeão mundial largou em primeiro, seguido de Charles Leclerc, e a expectativa era de disputa nas primeiras curvas. Um pouco mais atrás, Pérez tinha a missão de se livrar dos rivais para chegar na posição que se espera dele.
A corrida
Nas primeiras posições, a largada foi limpa e com Verstappen conseguindo segurar a pressão de Leclerc. Mais atrás, Lance Stroll rodou após contato com Nico Hulkenberg, que precisou parar nos boxes para trocar a asa dianteira da sua Haas.
Após a primeira volta, o DRS foi ativado — uma das novidades da temporada, antes era liberado apenas após três voltas. Aproveitando isso, Russel conseguiu assumir a segunda posição em bela ultrapassagem para cima de Leclerc. O piloto da Ferrari ainda teve um erro, que fez Pérez se aproximar do monegasco.
A ultrapassagem do mexicano ocorreu na sétima volta. Momentos depois, houve um pequeno embate entre campeões do mundo pela oitava colocação. Lewis Hamilton conseguiu passar Fernando Alonso e saiu da posição em que havia largado. Ainda na mesma volta, Logan Sargeant teve problemas com a sua Williams, ficou parado no acostamento, mas voltou à prova.
Em um dos melhores momentos da corrida, as duas Ferraris duelaram pela quarta posição. Carlos Sainz passou Leclerc pela primeira vez. As primeiras paradas ocorreram na volta 12, com Russell buscando uma estratégia diferente para manter sua posição. No entanto, não adiantou muito, porque duas voltas depois Pérez ultrapassou e assumiu a segunda posição.
Todos os carros pararam somente na 18ª volta, sendo Verstappen o último a ir aos boxes. Ele voltou cinco segundos à frente do seu companheiro de equipe. Sainz, que havia voltado atrás de Leclerc, ultrapassou novamente o companheiro de equipe e depois assumiu a terceira colocação, com um belo movimento contra Russell.
Após tanto movimento, a corrida ficou morna e com distâncias consideráveis entre os pilotos. Na metade da prova, Verstappen abriu 14 segundos em relação a Pérez, que não conseguia abrir vantagem sobre Sainz.
A segunda janela de pit stops começou e os pilotos foram colocando novos jogos de pneus duros. No entanto, Pérez era um dos únicos pilotos sem um novo jogo e precisou fazer um stint maior. O mexicano voltou com pneus macios, assim como Verstappen após sua segunda parada.
Na volta 46, Leclerc se recuperou dos deslizes que teve na parte inicial da prova e assumiu a quarta posição. Ele foi para cima de Russell, que acabou errando a freada, e o piloto da Ferrari se aproveitou.
Na disputa pela 9ª posição, dois companheiros de equipe trocaram de posições, pois não houve disputa. Alonso ultrapassou Stroll e garantiu dois pontos neste início de temporada, enquanto o canadense ficou com apenas um.
A próxima etapa será na Arábia Saudita, no sábado (9), por conta do início do Ramadã. A corrida será realizada a partir das 14h.
Resultado final do GP do Bahrein de F1
- Max Verstappen (HOL/Red Bull Racing)
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull Racing)
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- George Russell (ING/Mercedes)
- Lando Norris (ING/McLaren)
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
- Oscar Piastri (AUS/McLaren)
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
- Zhou Guanyu (CHI/Kick Sauber)
- Kevin Magnussen (DIN/Haas)
- Daniel Ricciardo (AUS/Racing Bulls)
- Yuki Tsunoda (JAP/Racing Bulls)
- Alexander Albon (TAI/Williams)
- Nico Hulkenberg (ALE/Haas)
- Esteban Ocon (FRA/Alpine)
- Pierre Gasly (FRA/Alpine)
- Valtteri Bottas (FIN/Kick Sauber)
- Logan Sargeant (EUA/Williams)