O treino classificatório para o Grande Prêmio do Bahrein mostrou o que todos esperavam: Max Verstappen e sua Red Bull vão ter mais uma temporada dominante na Fórmula 1. O holandês tricampeão mundial cravou a pole e vai largar em primeiro neste sábado (2), a partir das 12h.
Na segunda posição ficou Charles Leclerc, da Ferrari, que chegou a fazer uma boa classificação, mas vacilou no último setor, ficando a 0s228 de Verstappen. Na segunda fila, George Russell, da Mercedes, larga em terceiro, seguido de Carlos Sainz, da Ferrari.
A expectativa para a primeira corrida da temporada é de duas paradas durante a corrida. Desde que a etapa do Bahrein entrou na F1, em metade das provas houve safety car por conta de acidentes.
Classificação sem surpresas
No Q1, o mais rápido foi Carlos Sainz, da Ferrari, com 1m29s909. Entre os eliminados, nenhuma grande surpresa. A comprovação de um carro da Alpine fraco, com Esteban Ocon e Pierre Gasly nas últimas posições. Além deles, Valtteri Bottas e Zhou Guaniyu, da Kick Sauber, e Logan Sargent, da Williams, foram eliminados.
Na segunda parte da classificação, mais uma vez a Ferrari foi a mais rápida, com Leclerc fazendo 1m29s165. Os eliminados do Q2 foram: Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, da Racing Bulls, Lance Stroll, da Aston Martin, Alexander Albon, da Williams, e Kevin Magnussen, da Haas.
Verstappen mostra a potência do RB20
No Q3, seis equipes estiveram representadas e com chances de garantir a pole. Na primeira tentativa de cada piloto, Vertsappen e Leclerc ficaram separados por 0s059.
Todos os pilotos foram para os boxes, colocaram pneus macios novos e tentaram baixar os tempos. No entanto, o único que conseguiu baixar mais ainda foi o tricampeão mundial. Verstappen fez 1m29s179 e ficou a 0s228 do piloto da Ferrari, que vai largar em segundo.
Sergio Pérez, companheiro de Max, conseguiu ficar na quinta posição e terá um carro forte para buscar um pódio na corrida. A maior decepção ficou pelo desempenho de Lewis Hamilton, que vai largar em nono. Esta será a última temporada do heptacampeão pela Mercedes, pois ele vai pilotar pela Ferrari em 2025.
Classificação final do GP do Bahrein
- Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1m29s179
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- George Russell (ING/Mercedes)
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)
- Lando Norris (ING/McLaren)
- Oscar Piastri (AUS/McLaren)
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
- Nico Hulkenberg (ALE/Haas)
- Yuki Tsunoda (JAP/Racing Bulls)
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
- Alexander Albon (TAI/Williams)
- Daniel Ricciardo (AUS/Racing Bulls)
- Kevin Magnussen (DIN/Haas)
- Valtteti Bottas (FIN/Kick Sauber)
- Zhou Guanyu (CHI/Kick Sauber)
- Logan Sargeant (EUA/Williams)
- Esteban Ocon (FRA/Alpine)
- Pierre Gasly (FRA/Alpine)