A definição do grid de largada do Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1, previsto para o domingo (8), ocorreu nesta sexta-feira (6) e Max Verstappen, da Red Bull, garantiu a pole position com 1min23s778. Ao lado dele, na primeira fila, ficou George Russell, da Mercedes, e Lewis Hamilton foi o terceiro.
A classificação foi realizada em uma data diferente, uma vez que neste final de semana haverá corrida sprint no sábado (7), que pode decretar o tricampeonato de Verstappen. O holandês precisa de três pontos para conquistar mais um título na F1.
O único que ainda tem chances matemáticas de ser campeão é o companheiro de Red Bull Sergio Pérez. Na sprint, o mexicano precisa vencer e torcer para Verstappen não chegar em pelo menos sexto lugar.
Duas ausências inesperadas no Q3
No primeiro treino de qualificação (Q1), Verstappen foi o mais rápido, enquanto os pilotos Logan Saergent, Lance Stroll, Liam Lawson, Kevin Magnussen e Guanyu Zhou foram eliminados da sequência da classificação.
Na segunda parte da atividade, duas surpresas. O espanhol Carlos Sainz, que vem tendo bons desempenhos nas últimas provas — vencendo o GP de Singapura —, ficou de fora, assim como Pérez, o qual errou na volta decisiva e não conseguiu um bom tempo.
Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Nico Hulkenberg foram outros eliminados do Q2, que teve Lewis Hamilton como mais rápido.
Verstappen sobra e punições afetam a McLaren
No Q3 foram seis equipes que tiveram representantes. Apenas Mercedes, McLaren e Alpine tiveram os dois pilotos presentes para definir a pole. No entanto, Verstappen não deu chances para a concorrência e, logo na primeira tentativa, o holandês cravou a melhor volta do final de semana.
Na briga pela segunda posição, Hamilton vinha bem, mas foi superado por Norris, Russell e Oscar Piastri na segunda tentativa. No entanto, as voltas dos pilotos da McLaren foram canceladas porque eles ultrapassaram os limites de pista. Com isso, Russell ficou com a segunda posição e Hamilton pulou para terceiro.
Classificação final para o GP do Catar
- Max Verstappen (Red Bull) - 1min23s778
- George Russell (Mercedes) - +0s441
- Lewis Hamilton (Mercedes) - +0s527
- Fernando Alonso (Aston Martin) - +0s591
- Charles Leclerc (Ferrari) - +0s646
- Oscar Piastri (McLaren) - +0s762
- Pierre Gasly (Alpine) - +0s775
- Esteban Ocon (Alpine) - +0s985
- Valtteri Bottas (Alfa Romeu) - +1s280
- Lando Norris (McLaren) - Sem tempo no Q3
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Sergio Pérez (Red Bull)
- Alexander Albon (Williams)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Logan Sargeant (Williams)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Liam Lawson (AlphaTauri)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Guanyu Zhou (Alfa Romeu)