O tricampeonato mundial de Fórmula 1 do holandês Max Verstappen deve ser confirmado neste final de semana no Grande Prêmio do Catar. O piloto da Red Bull precisa de apenas três pontos para vencer de forma antecipada o título da temporada 2023.
O único com chances matemáticas de bater Verstappen é seu companheiro de equipe Sergio Pérez. No entanto, o mexicano não vem mostrando desempenho capaz de sequer sonhar com uma virada histórica.
Neste GP do Catar ocorrerá a última prova sprint (corrida mais curta, cujo número de voltas equivale à distância percorrida de 100km do circuito) da temporada. Portanto, na sexta-feira (6) já terá a classificação para a corrida de domingo (8), enquanto o sábado será destinado para a sprint e sua qualificação.
Com o título de pilotos praticamente definido e o de construtores já sendo da Red Bull, as disputas seguem nas próximas posições.
Briga pelo vice e pela presença no Top 5 entre os pilotos
Pérez tem 33 pontos de vantagem para o terceiro colocado Lewis Hamilton. Por estar no melhor carro da temporada, o mexicano é o favorito para conseguir o segundo lugar. No entanto, o desempenho nas últimas provas não vem sendo positivo.
Fechando o Top 5 estão os espanhóis Fernando Alonso e Carlos Sainz. Porém, há três pilotos querendo terminar entre os cinco melhores. Destaque para Lando Norris, da McLaren, que vem de dois segundos lugares seguidos, em Singapura e no Japão.
Ele está há 35 pontos de Sainz, assim como George Russel, da Mercedes. Na frente dos dois ingleses está o monegasco Charles Leclerc, que está 15 pontos atrás do seu companheiro de Ferrari.
Mercedes contra Ferrari pelo vice
Entre os construtores, a Red Bull sobrou e não deu chances para os rivais. São 318 pontos de diferença para a segunda colocada Mercedes. A equipe alemã, no entanto, está 20 pontos à frente da Ferrari.
Nas últimas corridas, a escuderia italiana vem tendo desempenhos melhores, com direito a uma vitória de Sainz em Singapura. Contudo, a dupla da Mercedes vem sendo mais constante durante a temporada.
Como acompanhar o GP do Catar de Fórmula 1
Sexta-feira (6)
- Treino livre: 10h30min (F1 TV Pro e BandSports)
- Classificação: 14h (F1 TV Pro e BandSports)
Sábado (7)
- Classificação Sprint: 10h (F1 TV Pro e BandSports)
- Corrida Sprint: 14h30min (F1 TV Pro e Band/BandSports)
Domingo (8)
- Corrida: 14h (F1 TV Pro e Band)