A Fórmula-1 deverá divulgar nesta sexta-feira (10) as novas corridas do calendário de 2020. Mesmo que ainda não seja o cronograma definitivo, a tendência é de que o campeonato não tenha o GP do Brasil neste ano.
De acordo com informações do site do Globoesporte.com, a pandemia de coronavírus deverá forçar a F-1 a não realizar nenhuma corrida nas Américas nesta temporada. Desta forma, além do Brasil, ficariam fora do calendário 2020 as corridas nos Estados Unidos, México e Canadá — Montréal é o local que tem a maior chance de ser realizado, mas o clima frio do fim do ano gera dificuldades logísticas.
Na semana passada, o chefe da Mercedes, Toto Wolff , já sinalizou a intenção da F-1 de não realizar corridas no Brasil e nos Estados Unidos em razão da falta de controle na pandemia de coronavírus.
— Baseado em minhas conversas com Chase Carey (CEO da Fórmula-1), ele não quer fechar nenhuma porta, mas não parece que iremos para lá. Eles são muito diligentes e não iriam lá se fosse um risco para o nosso povo — declarou Wolff à TV inglesa BBC.
A temporada de 2020 da Fórmula-1 teve início no último domingo, com o GP da Áustria, vencido pelo finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes. Até o momento, o calendário tem apenas oito corridas confirmadas. Nesta sexta-feira, a F-1 deverá anunciar as datas dos grandes prêmios de Mugello, na Itália, e Sochi, na Rússia. A entrada de outras corridas no calendário dependerá da situação do coronavírus no países que esperam sediar provas — Portugal deve ganhar seu primeiro GP em mais de duas décadas.