Um dos maiores nomes da história do esporte, Ayrton Senna perdeu a vida há exatos 26 anos durante o GP de San Marino de Fórmula 1. O brasileiro, então com 34 anos, liderava a prova quando sua Williams saiu da pista na curva Tamburello. Ele chegou a ser atendido, mas teve a morte confirmada horas depois no hospital Maggiore de Bologna, na Itália.
Tricampeão mundial e dono de 41 vitórias e 65 poles, Ayrton Senna é tido por muitos como o melhor piloto da história da Fórmula 1.
Neste dia 1º de maio, GaúchaZH relembra 10 grandes momentos do brasileiro na categoria.
1) O mundo da F-1 conhece Senna
Ayrton Senna estreou na F-1 em 1984 dirigindo a Toleman, uma equipe média e que dava pouca chance de vitória para o brasileiro. Após conseguir pontuar logo em sua segunda corrida, na África do Sul, Senna mostraria ao mundo que um novo fenômeno estava surgindo no sexto GP daquela temporada.
Largando em 13º em Mônaco, o brasileiro mostrou todo seu talento na chuva e chegou ao segundo lugar ultrapassando nomes como Rene Arnoux e Niki Lauda. Quando se aproximava do líder Alain Prost, a prova foi parada por segurança. Senna não venceu a corrida, mas ensaiou ali um domínio que viria a ter nas ruas do Principado.
2) 1ª Vitória
Depois do destaque pela Toleman, Senna assinou com a tradicional Lotus para a temporada de 1985. E em sua segunda prova com o lendário carro preto e dourado veio a primeira vitória. Novamente sob forte chuva, o brasileiro deu show. Senna fez a pole e dominou o GP de Portugal para conquistar a primeira de suas 41 vitórias na F-1.
3) Pódio com Piquet
Se atualmente o Brasil sequer tem um piloto na F-1, em 1986 o país tinha dois gigantes brigando por títulos e vitórias na categoria. Na abertura daquela temporada, Senna fez a pole no GP do Brasil, em Jacarepaguá, e duelou com Mansell e Piquet pela vitória. No final, Piquet venceu a prova com Senna em segundo. No pódio, os dois seguraram juntos a bandeira do Brasil para o delírio do público presente.
4) Primeiro título
Em 1988, Ayrton Senna chegou à Mclaren para iniciar uma das parcerias mais vitoriosas da história da Fórmula 1. Para ser campeão, o brasileiro teve de bater o companheiro de equipe e bicampeão mundial Alain Prost. A conquista do título veio com uma das maiores atuações de sua carreira. No Japão, Senna largou na pole, mas teve um problema na largada e caiu para o 17º lugar. O brasileiro então veio ultrapassando um a um de seus adversários até chegar em Prost. Senna passou o francês e venceu a prova para sagrar-se campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez.
5) Batida com Prost
A rivalidade entre Senna e Prost chegou ao limite em 1989. Com os dois novamente disputando o título corrida a corrida, o campeonato terminou com uma das decisões mais polêmicas da categoria.
Como em 1988, Senna fez a pole, mas perdeu a liderança para Prost. Na volta 46, quando Senna tentou a ultrapassagem na chicane que antecede a grande reta do circuito, Prost fechou a porta e dois se bateram. O brasileiro voltou para a corrida, passou o italiano Alessandro Nannini, da Benetton, que havia herdado a ponta, e cruzou a linha de chegada em primeiro, mas foi desclassificado, decisão que deu o título para Prost.
6) O troco em 1990
Prost deixou a McLaren e foi para a Ferrari, mas seguiu sendo o principal rival de Senna. O campeonato de 1990 novamente teve sua decisão no Japão, mas dessa vez o brasileiro chegou em vantagem. Logo na primeira curva, Senna, que havia perdido a ponta, deixou o carro bater em Prost. Os dois caíram fora e Senna foi campeão respondendo na mesma moeda ao jogo sujo de Prost em 1989.
7) Vitória heróica em casa
Já bicampeão do mundo e tido por todos como o melhor piloto em atividade, Ayrton Senna ainda não havia vencido em casa. Em 1991, o brasileiro chegou ao circuito de Interlagos embalado pela vitória nos EUA no primeiro GP da temporada e fez a pole. Senna liderava o GP do Brasil até com tranquilidade após o abandono do inglês Nigel Mansell, seu principal perseguidor, mas começou a ter problemas no câmbio.
A vitória de Senna então teve de ser heróica. O brasileiro ficou apenas com a sexta marcha nas últimas voltas e teve de ainda superar um enorme desgaste físico para segurar o italiano Riccardo Patrese e vencer pela primeira vez em seu país.
8) Tricampeonato
O terceiro e último título de Senna veio novamente no Japão. Após um início avassalador com quatro vitórias, o brasileiro viu a Williams crescer com Nigel Mansell e o título ficou ameaçado até a penúltima corrida. Em Suzuka, Senna deixou o companheiro Berger disparar na liderança para tentar segurar o inglês. Mansell saiu na pista na 10º volta, o que garantiu o título para o brasileiro.
9) A melhor volta da história
Em 1993, a McLaren já não tinha o melhor o carro e as Williams sobravam. Senna tinha na chuva a oportunidade para mostrar seu talento. E em Donington Park, no dia 11 de abril, o brasileiro fez, talvez, a sua melhor atuação na F-1. Senna começou seu show com a considerada até hoje a melhor primeira volta da história. O brasileiro pulou de quinto ao primeiro lugar. Depois, ele sobrou na pista e chegou a dar uma volta no rival Alain Prost, que terminou em terceiro. Apenas o segundo, o britânico, Damon Hill, terminou na mesma volta que ele, mas, ainda assim, cruzou a linha 1min23seg depois do brasileiro.
10) Rei de Mônaco
O dia 23 de maio de 1993 marcou de vez o domínio de Ayrton Senna em Mônaco. O brasileiro se aproveitou de um erro de Prost, que queimou a largada, para ganhar pela sexta vez no Principado e se transformar no maior vencedor da prova mais importante do calendário da F-1. Senna ganhou ali o apelido de Rei de Mônaco e até hoje não teve seu recorde batido.