O município de Pelotas será o cenário principal do Rally Rota Sul, competição que inicia nesta quinta-feira (5) e vai até o próximo sábado (7) no Rio Grande do Sul. O evento é a última etapa do Sertões Series e do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. As duas etapas especiais do Rota Sul vão definir os campeões do ano.
A programação se inicia nesta quinta com o credenciamento e apresentação dos competidores, além da realização das vistorias técnicas. Tudo isso ocorre na Vila Sertões, um espaço montado na Associação Rural de Pelotas para receber os participantes. O grid será formado por 66 máquinas, entre carros, motos e UTVs, e 111 profissionais, entre pilotos e co-pilotos.
A largada oficial da disputa ocorre nesta sexta-feira. A primeira etapa sairá de Pelotas, passando por Santa Vitória do Palmar, e retornando à cidade. Serão, ao todo, 576 quilômetros percorridos. No sábado, a competição cruzará 524 quilômetros, partindo novamente de Pelotas em direção ao Cassino, tendo Porto Alegre como destino final.
Além da busca pelos melhores tempos, o evento contará com ações sociais. Cerca de 200 famílias da comunidade Rincão da Lagoa, de Porto Alegre, serão beneficiadas com a distribuição de água potável. Crianças carentes de comunidade próximas ao trajeto da prova terão a oportunidade de realizar consultas médicas nas áreas de oncologia, oftalmologia, dermatologia e odontologia.