O campeonato de 2018 da Stock Car será definido neste domingo (9), com a disputa entre Daniel Serra e Felipe Fraga pelo título na etapa de Interlagos, a última do ano. Mas, para muitos pilotos e equipes, já é hora de pensar na próxima temporada. As movimentações e mudanças de cockpit têm dominado o cenário nos bastidores da categoria, com a promessa de novidades – e também de despedidas tanto entre os corredores quanto entre as escuderias.
Envolvida com Felipe Fraga na tentativa de buscar a taça, a Cimed Racing já confirmou duas mudanças. Gabriel Casagrande, atualmente na Vogel, fará parte da estrutura da equipe no ano que vem, mas com patrocínio próprio. Enquanto isso, Marcos Gomes, campeão em 2015, seguirá com apoio da marca, mas ainda busca um carro para pilotar. Fraga e Cacá Bueno seguem como dupla principal da Cimed, e mais um nome é buscado para substituir Lucas Foresti – outro que vai atrás de um novo cockpit.
Na Eurofarma RC, Ricardo Maurício está de volta para formar um trio de campeões com Serra e Max Wilson. Bicampeão da categoria, Ricardinho termina neste final de semana sua participação na Full Time Sports, após um ano com resultados ruins.
Quem ainda não tem equipe para o ano que vem é Antonio Pizzonia. Ex-piloto da Jaguar e da Williams na Fórmula-1, o amazonense não vai renovar seu contrato com a Prati-Donaduzzi. Com isso, quem ganha a vaga de companheiro de Júlio Campos é Valdeno Britto, que deixa a Eisenbahn Racing. A equipe comandada por Carlos Alves, aliás – e que teve o gaúcho Vitor Genz como um dos seus pilotos nos últimos três anos – busca patrocínio após a saída da cervejeira.
Outro piloto que está de saída da Stock Car é Lucas di Grassi. O ex-F-1, que dividiu as atenções entre Stock e Fórmula-E nesta temporada, não vai seguir na categoria em 2018. Assim como a Hero, equipe que bancou sua vinda para o Brasil: a empresa de segurança de softwares anunciou nesta terça-feira (4) o encerramento do seu projeto com a Stock Car.
Se há equipes (e patrocinadores) saindo, também há a expectativa de uma nova escuderia em 2019. Segundo o site Grande Prêmio, Wilsinho Fittipaldi trabalha para levar a Fittipaldi Team aos autódromos brasileiros no ano que vem, ainda sem anunciar pilotos e apoiadores. Quem deve confirmar sequência em Interlagos é a Blau Motorsport, que já tem um acordo acertado com o gaúcho Cesar Ramos para seguir no comando do projeto do time.