O ex-dirigente Flavio Briatore questionou a atitude de Sebastian Vettel na disputa pelo título da Fórmula-1 deste ano, dizendo que o piloto da Ferrari está muito focado em vitórias nas corridas, sem olhar o quadro geral. Com quatro corridas restantes nesta temporada, o alemão praticamente não tem mais chances de conquistar o Mundial, já que Lewis Hamilton abriu boa vantagem nas últimas provas.
Se o britânico vencer a próxima corrida, o GP dos Estados Unidos, e Vettel ficar de terceiro para baixo, o troféu vai para Hamilton pela quinta vez. Para Briatore, a situação chegou a este ponto porque Vettel continua em busca de vitórias individuais, quando deveria estar focado no campeonato.
– Ele terminará em segundo, e é sempre uma linha tênue entre o vencedor e o primeiro perdedor – disse o italiano, ex-chefe da Renault, ao jornal alemão Bild. – Acho que Sebastian cometeu muitos erros neste ano. Você não precisa vencer todas as corridas para ser campeão mundial, mas tem de continuar pontuando. Vettel corre para vitórias, e não é assim que funciona.
O italiano explicou seus pensamentos durante um podcast com o campeão mundial de 2016, Nico Rosberg. Ele destacou o erro de Vettel no GP da Itália, quando atingiu Hamilton tentando defender sua posição, como um estudo de caso da mentalidade incorreta do alemão.
– Você precisa explicar a ele que a corrida tem 53 voltas, não uma. Lembro que tivemos a mesma experiência com Fernando Alonso. Quando você quer ganhar o campeonato, terminar em terceiro lugar já é bingo. É importante ficar na pista. O acidente de Vettel em Monza não fez sentido, honestamente. Você sabe que o carro é melhor, é só frear e ficar para trás. Você tem mais 50 voltas para recuperar a posição. Se sair, você tem zero voltas para se recuperar – explicou o ex-dirigente.