A Fórmula-1 pode mudar a sessão de classificação para a próxima temporada. O atual formato, dividido em três partes, pode ganhar uma nova fase a partir de 2019, com apenas oito carros na disputa pela pole position contra os atuais 10.
Os proprietários da F-1, a Liberty Media e a FIA, buscam várias maneiras de incrementar o fim de semana de corridas, e a qualificação agora é o alvo.
– É algo que tem mais a ver com a F-1. Eles vêm fazendo muitas pesquisas entre os fãs e sentem que essa é uma das coisas que a torcida gostaria. Sessões ligeiramente mais curtas, um tempo mais curto entre elas, com quatro saindo no Q1, mais quatro no Q2) e quatro no Q3, ficando oito para a pole. Pessoalmente, acho que é uma ideia muito boa, mas isso não é decisão minha – disse o diretor técnico Charlie Whiting.
O formato revisado foi discutido na última reunião do Grupo de Estratégia, na esperança de que os pilotos mais rápidos parassem de apostar em pneus mais duros na penúltima sessão, o Q2. Atualmente, cinco pilotos são eliminados nas duas primeiras fazes, e os 10 primeiros disputam as melhores posições no grid.