Os horários de largada da Fórmula-1 podem ser alterados para 10h10min (horário de Brasília) na maioria das corridas de 2018, como parte de uma tentativa para aumentar a audiência da televisão.
Com a Liberty Media decidida a deixar sua marca na F-1 este ano, surgiu que os chefes da F1 querem alterar o cronograma. Uma proposta que está seriamente sendo considerada é que toda a programação do final de semana seja atrasada por volta de uma hora.
Múltiplas fontes afirmaram que a ideia foi criada junto com as emissoras de televisão durante uma reunião na semana passada e também foi discutida com as equipes. Isso significaria que as corridas da Europa não começariam no horário tradicional de 9h (horário de Brasília), que se manteve por décadas.
Além disso, existe a ideia de acrescentar 10 minutos – com a largada acontecendo às 10h10min (horário de Brasília) – para ajudar na adequação de uma melhor cobertura da televisão, especialmente falando da audiência americana e a necessidade de mostrar os patrocinadores antes do início.
Os representantes da F-1 não comentaram as possíveis alterações, mas sabe-se que a possibilidade de alterar o horário se deu pelo ajustes das regras da F-1 para este ano.
As alterações nos artigos 32 e 33 do Regulamento Esportivo da F-1 já não especificam os horários exatos de quando os treinos livres e qualificação começarão. Em vez disso, eles apenas afirmam que "haverá duas sessões de treinos no dia que serão separados por pelo menos duas horas e meia" e que uma "uma nova sessão de treinos deve acontecer no dia anterior à corrida e qualificação, separados por ao menos duas horas após o final do TL3".
As mudanças nos horários só se aplicam para as corridas que acontecem durante o dia, com Cingapura e Bahrain acontecendo no período noturno e Abu Dhabi novamente ao anoitecer.
A hora de início do Grande Prêmio da França, este ano, também deverá ser alterada em uma hora – às 11h10min (horário de Brasília) – na tentativa de evitar um confronto direto com o jogo da Copa do Mundo entre Inglaterra e Panamá, que começa às 9h (horário de Brasília).