O brasileiro Matheus Leist completou nesta quarta-feira (24), no circuito misto de Sebring, o primeiro dia de testes como piloto oficial da Indy. Foi seu primeiro contato com o carro que será seu companheiro na temporada completa da categoria norte-americana, em que será o piloto mais jovem do grid, aos 19 anos. Primeiro gaúcho a chegar à Indy, Leist terá como companheiro de equipe na tradicional AJ Foyt o experiente Tony Kanaan.
Se dizem que a primeira impressão é a que fica, tanto Matheus quanto o time saíram bem satisfeitos e impressionados com este primeiro contato.
– Foi um primeiro dia muito bom e produtivo. Tudo é novo e ainda precisamos de algum tempo para ajustes, mas logo que saímos para pista o carro já se mostrou rápido. Consegui virar bons tempos, mesmo com pneus usados, no mesmo ritmo dos outros pilotos que estão aqui em Sebring testando. Como não há cronometragem oficial e alguns pilotos já usaram compostos novos, é difícil fazer comparações. Talvez a gente precise ainda melhorar uns 3 ou 4 décimos em relação aos ponteiros, mas já estar num ritmo rápido logo no primeiro teste é muito bom – comemorou Leist.
O gaúcho de Novo Hamburgo destacou também a adaptação à nova equipe e agradeceu ao veterano Kanaan pela companhia na Foyt.
– O time ficou bem impressionado com minha adaptação. Foi minha primeira vez neste circuito, que é bem seletivo, e foi meu primeiro contato com o carro de 2018 da Indy, diferente do teste que fiz com o carro da Andretti em 2017. Mesmo tendo guiado apenas um dia o chassi do ano passado, e de outra equipe, pude sentir a diferença. Também fiquei bem contente em ver a velocidade do carro de 2018, é um salto significativo em relação à Indy Lights, e fiquei feliz em já conseguir um bom ritmo neste primeiro dia. Todos na equipe AJ Foyt estão me recebendo muito bem, e é ótimo contar com a ajuda do Tony para seguir evoluindo a cada sessão – concluiu o piloto.