O atual campeão mundial Lewis Hamilton disse esperar que a McLaren possa competir entre os líderes em 2018 com a mudança da Honda para a Renault. Hamilton, que participou do programa de juniores da McLaren, correu na equipe na Fórmula-1 de 2007 até 2012, conquistando o título em 2008, antes de se transferir para a Mercedes em 2013.
Hamilton conquistou 41 vitórias e três campeonatos em seus cinco anos na Mercedes, enquanto a McLaren lutava, não conseguindo sequer uma vitória, com sua situação agravada pelos problemas com a Honda.
A McLaren abandonou a parceria com a Honda para ligar-se com a Renault, cujos motores empurraram a Red Bull para três vitórias e o terceiro lugar no Campeonato de Construtores de 2017.
Hamilton está otimista de que pode ter um briga apertada com seu ex-time, e o ex-companheiro de equipe Fernando Alonso, na temporada de 2018.
Tive uma grande batalha contra Fernando no final da temporada (no México). Eu adoraria ter mais brigas com ele em um nível mais elevado, pois acredito que estão em um momento muito difícil. Sendo que eu cresci com a McLaren desde os 13 anos de idade, passo pela qualificação e sempre olho para ver onde está Fernando e sempre olho para ver onde eles estão, observando seu progresso. Há apenas um lugar natural no meu coração para eles porque eu consegui uma enorme quantidade com eles. Eu realmente espero que o próximo ano seja um ano de sucesso para eles e espero que estejamos lutando contra eles porque a McLaren merece estar na frente — apontou o britânico.
A McLaren terminou na nona posição no Campeonato de Construtores deste ano, com o melhor resultado de corrida sendo uma sexta posição.