Sebastian Vettel espera que ser "um pouco mais sábio" irá ajudá-lo a melhorar como piloto e a bater sua marca de quatro campeonatos mundiais de Fórmula-1 no futuro. O piloto da Ferrari liderou a classificação até as férias de verão europeu, mas acabou sendo derrotado pelo rival da Mercedes Lewis Hamilton, que igualou seu número ao de Vettel, com quatro títulos.
O ex-companheiro de equipe de Vettel Daniel Ricciardo disse que a habilidade de Hamilton em "manter a cabeça fresca" foi a chave para derrotar Vettel este ano.
No Grande Prêmio de Cingapura, Vettel perdeu uma potencial chance de vitória quando defendeu agressivamente sua pole no início e causou um acidente, enquanto no Azerbaijão ele perdeu a vitória quando foi penalizado pela atitude contra Lewis Hamilton.
Perguntado se ele gostou de correr contra Hamilton nesta temporada, Vettel, que falava durante a abertura do novo Hall da Fama da FIA em Paris, disse:
— Não há dúvida sobre sua habilidade e sua velocidade. Ele é muito rápido e ele não comete muitos erros. Jacques (Villeneuve) disse que (Michael) Schumacher foi o melhor e mais difícil de lugar contra. É exatamente isso, se você luta contra o melhor, ele o levará para o próximo nível. Muitas coisas que eu fiz naquela época, elas estavam certas, mas hoje, pensando um pouco diferente, um pouco mais sábio, espero que isso me permita fazer melhor.