Quando os relógios marcarem 11h neste domingo, a Stock Car vai conhecer seu mais novo campeão. Independentemente de quem faturar o título, pelo quarto ano consecutivo a categoria vai coroar um vencedor inédito. A disputa está resumida a apenas dois nomes, que dominaram toda a temporada 2017 e, merecidamente, vão batalhar volta a volta pela taça: Daniel Serra e Thiago Camilo.
Dois pilotos experientes, apesar de ainda jovens, e que vivem o melhor momento das suas carreiras. Agora, um deles vai chegar ao auge – e fará isso em Interlagos, em São Paulo, o templo do automobilismo brasileiro, que recebe a última corrida do ano.
Para uma decisão, uma prova especial. A 12ª etapa terá apenas uma bateria, que contará com pontuação dobrada. Por isso, os 15 pontos que Serra tem de vantagem sobre Camilo ficam reduzidos. E os dois têm boas chances de faturar o título.
Com 325 pontos e quatro vitórias na temporada – duas vezes em Goiânia, Tarumã e na Corrida do Milhão –, Serra precisa apenas de um terceiro lugar com o carro 29 da Eurofarma RC para se tornar o segundo filho de um campeão a garantir a taça. Seu pai, Chico Serra, é um dos nomes históricos do esporte no Brasil.
Camilo, por sua vez, precisará superar o rival na pista e ainda contar com a ajuda dos demais pilotos do grid para reverter a desvantagem. O piloto do carro 21 da Ipiranga Racing tem 310 pontos, com duas vitórias – no Velopark e em Londrina –, e se destacou pela constância, mesmo sem contar com um carro tão rápido, mas mantendo a diferença dentro do seu alcance e marcando Serra de perto.
O primeiro dia de treinos livres em Interlagos teve períodos de chuva e de sol na sexta-feira. Max Wilson, da RCM, dominou as duas sessões com pista seca e molhada. Serra foi o segundo mais veloz pela manhã, sob tempo nublado. Já Camilo ficou apenas no 14º lugar.Enquanto os dois rivais brigam pelo título, o restante do pelotão da Stock Car já pensa em 2018.
Já há diversas mudanças de equipe confirmadas para a próxima temporada, e ainda há vagas em aberto em grandes times. O bicampeão Ricardo Maurício vai trocar a Eurofarma RC pela Full Time, onde será companheiro de dois ex-pilotos da F-1, Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet – aos 32 anos, o filho do tricampeão Nelson Piquet volta ao automobilismo nacional.
Allam Khodair, atual colega de Rubinho, vai para a Blau Motorsport, onde correrá ao lado do gaúcho Cesar Ramos. Já o também gaúcho Marcio Campos ainda procura uma vaga para o ano que vem, respaldado pelo terceiro lugar conquistado em Tarumã logo na sua temporada de estreia.
PARA SER CAMPEÃO...
Thiago Camilo
Tem de vencer e torcer para Serra chegar em quarto, no mínimo. Se for o segundo colocado, Serra não pode passar da sexta colocação. Com o terceiro lugar, o rival tem de ser no máximo o sétimo.
Daniel Serra
Precisa apenas chegar em terceiro lugar, independentemente da posição de Camilo. Se o rival ficar em segundo, pode ser quarto ou quinto colocado. E pode chegar em sexto se Thiago terminar em terceiro.
O que está em jogo
Como haverá apenas uma corrida, a pontuação será dobrada em relação à prova 1 das demais etapas da temporada:
1º) 60 pontos
2º) 52 pontos
3º) 46 pontos
4º) 42 pontos
5º) 38 pontos
6º) 34 pontos
7º) 30 pontos
8º) 26 pontos
9º) 24 pontos
10º) 22 pontos
PROGRAMAÇÃO
Classificação
Sábado – 12h (SporTV 2)
Corrida
Domingo – 10h (RBS TV)