O piloto holandês Giedo van der Garde entrou em acordo com a escuderia Sauber e não disputará o Grande Prêmio de Fórmula-1 da Austrália, neste domingo, dando um fim ao processo judicial que corria na Justiça australiana nesta semana. A decisão permitirá ao brasileiro Felipe Nasr fazer sua estreia na categoria.
O anúncio do fim do processo foi feito pela Corte Suprema do Estado de Victoria, na manhã de sábado na Austrália (sexta-feira à noite no horário de Brasília). As bases do acordo não foram divulgados.
O piloto holandês explicou em sua conta no Facebook que, "em respeito ao esporte e à F-1", ele decidiu "desistir do direito de correr neste fim de semana", depois da justiça australiana ter lhe dado ganho de causa em duas instâncias, na quarta e na quinta-feira, obrigando a Sauber a contratá-lo como piloto oficial.
Piloto reserva da escuderia no ano passado, Van der Garde, de 29 anos, alegava que a Sauber lhe prometeu a vaga de titular por contrato, mas que a escuderia voltou atrás e decidiu entregar os carros ao brasileiro Felipe Nasr e ao sueco Marcus Ericsson, que trouxeram mais dinheiro com patrocínios.
Com o acordo, Nasr, 22 anos, poderá fazer sua estreia na categoria neste domingo, no GP da Austrália, em Melbourne. Ele já havia ido à pista nesta sexta-feira, fazendo o 11º melhor tempo nos treinos livres.
"Minha equipe continuará negociando com a Sauber a partir da próxima semana para encontrar um acordo mútuo que permita resolver essa situação", concluiu Van der Garde.