O espanhol Jorge Lorenzo carimbou sua segunda vitória consecutiva na MotoGP. Após vencer em Silverstone, o piloto da Yamaha voltou a superar o líder do campeonato Marc Márquez neste domingo para ficar no topo do pódio no Grande Prêmio de San Marino. Márquez foi o segundo e Dani Pedrosa completou o pódio.
Largando na segunda posição no grid, Lorenzo, que é o atual campeão da MotoGP, passou para a primeira colocação ainda na primeira volta, quando o pole-position Marc Márquez, da Honda, caiu para terceiro. O líder do campeonato ainda chegou a cair para a quarta colocação durante corrida e precisou se recuperar, ultrapassar Valentino Rossi e Pedrosa para voltar a atacar Lorenzo na ponta.
Nas últimas voltas, porém, o atual campeão conseguiu ampliar a distância para Márquez, que ficou disputando a segunda posição com seu companheiro de equipe Pedrosa. Valentino Rossi, da Yamaha, foi o quarto colocado. A vitória foi a terceira consecutiva de Lorenzo no circuito de San Marino.
Dos pilotos de CRT (motos com chassis artesanais e motores derivados de produção), o melhor colocado foi o americano Colin Edwards (NGM Mobile Forward Racing), que encerrou na 12ª colocação.
A volta mais rápida do GP deste domingo foi de Marc Márquez, que marcou 1min33s935, com 163,7 km/h. No treino classificatório, o espanhol havia feito o recorde da pista, com 1min32s915.
O GP de San Marino foi o 13º da temporada de 2013 da MotoGP. O jovem Márquez, estreante na categoria que tem apenas 20 anos, segue liderando o campeonato com 253 pontos, 34 a mais que o vice-líder Lorenzo.
A próxima etapa da categoria será o Grande Prêmio de Aragão, na Espanha, no dia 29 de setembro. O campeonato é composto por 18 etapas ao todo.
Confira a classificação da MotoGP 2013:
1) Marc Márquez (Honda) - 253 pontos
2) Jorge Lorenzo (Yamaha) - 219
3) Dani Pedrosa (Honda) - 219
4) Valentino Rossi (Yamaha) - 169
5) Cal Crutchlow (Tech3 Yamaha) - 146
6) Stefan Bradl (LCR Honda) - 124
7) Alvaro Bautista (Go&Fun Honda) - 112
8) Andrea Dovizioso (Ducati) - 104
9) Nicky Hayden (Ducati) - 95
10) Bradley Smith (Tech3 Yamaha) - 71