Nos próximos dias e até o início da temporada da Fórmula-1, Daniel Dias e Leandro Becker apresentam as equipes que disputarão a categoria em 2013. Confira!
A equipe
Nome: Scuderia Ferrari
País: Itália
Chefe: Stefano Domenicali
Vitórias: 219
Poles: 207
Titulos: 16 de construtores (último em 2008) e 15 de pilotos (último em 2007, com Raikkonen)
Em 2012: vice-campeã de pilotos e construtores
História: é a equipe mais tradicional, antiga (estreou em 1950) e vitoriosa da categoria. Foi pilotada pelos grandes campeões Juan Manoel Fangio e Michael Schumacher, que somam 12 títulos. Dois brasileiros já pilotaram pela escuderia: Rubens Barrichello e Felipe Massa.
Palpite: Vice por detalhe em 2010 e 2012, com Alonso, a Ferrari mostra evolução. Começa o ano como grande rival da Red Bull, e aposta na recuperação de Felipe Massa como um trunfo para fortalecer Alonso no duelo com Vettel. O espanhol é a referência para a equipe retomar a hegemonia na categoria.
O carro
Depois de patinar no começo das duas últimas temporadas, com exibições irregulares, a Ferrari lançou o F138 com confiança. O modelo foi desenvolvido em su a maior parte no túnel de vento da Toyota, que no ano passado se mostrou falho nas simulações fora da pista. Será confiável agora?
Lançado no início de fevereiro, o F138 não tem o degrau no bico, como seu antecessor. Está mais bonito e arrojado. E rápido, imagina-se. Confira a seguir um video com imagens do cavalo rompante para 2013:
Os pilotos
Fernando Alonso
Nacionalidade: Espanhol
Idade: 31 anos
Corridas: 196
Vitórias: 30
Pódios: 86
Poles: 22
Títulos: 2 (2005 e 2006)
Em 2012: vice-campeão, com 278 pontos
Palpite: no ano passado, andou mais que o carro, e quase beliscou a taça. Com Massa irregular, lutou sozinho contra as Red Bull. É o grande rival de Vettel. Está maduro e confiante. Tem experiência e talento de sobra para tentar o tri.
Felipe Massa
Nacionalidade: Brasileiro
Idade: 31 anos
Corridas: 172
Vitórias: 11
Pódios: 35
Poles: 15
Títulos: -
Em 2012: 7º, com 122 pontos
Palpite: é coadjuvante na equipe. Após um ano ruim, deu a volta por cima no fim da temporada e renasceu. Está confiante e pode surpreender. É o único brasileiro no grid. Só que desde a chegada de Alonso e do acidente grave na Hungria, nunca mais foi o mesmo. Se não mostrar serviço, terminará o ano a pé.
Nos testes
Mostrou que tem condições de largar bem no início da temporada. Massa foi o mais rápido dos quatro dias na primeira sessão de testes em Jerez de la Frontera, enquanto Alonso liderou um dos dias em Barcelona. A mudança nos pneus pode beneficiar a equipe.
Sempre sincero, o espanhol admitiu que a equipe está atrás das principais rivais, mas não haverá uma diferença brutal de quase dois segundos, como na abertura da temporada anterior.