A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou na manhã desta sexta-feira (29) as datas das provas do vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS). As avaliações para as duas modalidades serão iguais e aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro de 2024.
As vagas pelo PSS estão previstas a partir de 2026. Para fazer a primeira prova do seriado (PSS1), o aluno precisa estar matriculado no 1º ano do ensino médio. No final do processo, quando estiver no 3º ano, poderá fazer a prova do PSS3 ou do vestibular.
Durante a apresentação do cronograma, o pró-reitor de Graduação, professor Jerônimo Tybusch, trouxe informações sobre as duas formas de ingresso na UFSM. Nos próximos dois anos, em 2024 e 2025, 70% das vagas na universidade serão preenchidas pelo Sisu e 30% pelo vestibular.
O vestibular e a primeira prova do PSS serão realizados em janeiro de 2024
As duas modalidades terão provas aplicadas em todos os campi da UFSM: Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul. Há possibilidade de os processos serem realizados também em Porto Alegre, Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
De acordo com a universidade, o edital para definição dos locais das provas será aberto em outubro, com prioridade para escolas públicas. O edital de inscrições ainda não foi divulgado.
- Prova 1: dia 13 de janeiro, das 13h30min às 16h30min, com 40 questões;
- Prova 2: dia 14 de janeiro, das 8h às 11h, com 40 questões;
- Prova 3: dia 14 pela tarde, das 13h30min às 18h30min, com 40 questões e a prova de Redação.
A prova de Redação será constituída de um comando e textos para leitura informativa e reflexiva sobre aspectos do tema solicitado. O comando indicará:
- Uma situação comunicativa da qual concluintes do ensino médio possam se envolver;
- Um tema (com duas ou três palavras-chave norteadoras) a ser desenvolvido;
- Um gênero textual de base argumentativa (artigo de opinião ou carta aberta);
- A extensão mínima e máxima do texto a ser produzido pelo candidato (de 15 a 30 linhas).
Número de questões, habilidades e Redação
Também foram apresentados os números de questões em cada área nas três provas – o total será de 120 questões – e as habilidades recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que poderão estar presentes de forma interdisciplinar nas provas, permeando as grandes áreas do conhecimento.
As habilidades recomendadas, conforme Jerônimo, foram elaboradas por uma comissão a partir de questionários enviados para milhares de professores da educação básica.
— Por um mês a comissão analisou os questionários e tivemos um resultado satisfatório. A construção precisa ser ampla, democrática — afirmou o pró-reitor, destacando que a tendência é seguir com questões interdisciplinares. Confira os cadernos com as habilidades.