Próximo do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o professor de geografia do grupo Unificado Saul Chervenski ensina que é preciso reduzir o volume de estudo para não aumentar a ansiedade. No entanto, alguns conteúdos, que sempre aparecem no concurso, podem ser revisados. Gráficos e tabelas são alguns deles. De acordo com Chervenski, a análise e a observação são duas habilidades cobradas pela universidade.
Nos últimos anos, a avaliação tem mantido a tradição na distribuição de temas. Geografia física, impacto ambiental, fuso horário, escalas e demografia são assuntos com presença garantida. O professor ainda aposta em perguntas sobre população elaboradas a partir dos dados do Censo 2010, divulgados pelo IBGE.
Como o vestibular cobra também a interpretação de textos, é importante estar familiarizado à linguagem utilizada. Portanto, dar uma espiada nas provas antigas de geografia e refazê-las. Outra sugestão é ler com calma cada questão, sublinhando o que é mais importante. Em alguns casos, também é preciso conferir, com atenção, se o enunciado pede a alternativa correta ou incorreta.
Testes relacionados a atualidades costumam aparecer. Para a prova de janeiro, Chervenski aposta na crise da Europa, na Primavera Árabe e em conferências ambientais, como a Rio+20. Confira as questões comentadas pelo professor.
>>> Confira as questões comentadas.