A Comissão Permanente de Seleção (Coperse), responsável pelo vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), terá plantão neste fim de semana para receber inscrições no concurso de 2013, marcado para janeiro. Como o procedimento é feito via internet, a Coperse, que fica na Rua Ramiro Barcelos, 2.574, portão K, em Porto Alegre, disponibilizará computadores das 9h às 17h no sábado e no domingo - quando o período de inscrição se encerra. Durante a semana, o local funciona das 9h às 18h.
Na hora de se inscrever, os concorrentes devem informar se usarão ou não o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro - na nota final.
O prazo para pagamento do boleto termina na segunda-feira. Contudo, no último dia, poderá ser efetuado exclusivamente durante o horário bancário e preferencialmente em uma agência, pois, dependendo do horário em que for quitado em uma transação via internet ou em caixa eletrônico, o pagamento pode não ser processado ainda na segunda-feira - o que excluiria o candidato.
Mais vagas
O vestibular do próximo ano terá 134 novas vagas. O curso de Direito, no período da noite, foi beneficiado com mais da metade delas: 70 no total. Somadas, as engenharias Civil, de Materiais, de Minas, Elétrica e Química ganharão mais 60 alunos em 2013. Além disso, a graduação em Música terá outras quatro vagas. Ao todo, serão 5.424 novos universitários, distribuídos em 89 cursos. As provas serão aplicadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí.
Fique ligado
> As inscrições devem ser feitas no site www.vestibular.ufrgs.br, até as 23h59min de domingo.
> Quem não tem acesso à internet pode usar computadores da Coperse (Rua Ramiro Barcelos, 2.574, portão K), hoje, das 9h às 18h, ou no fim de semana, das 9h às 17h.
> A taxa de inscrição de R$ 100 pode ser paga até segunda-feira. No último dia, a taxa só poderá ser paga em horário bancário, de preferência em uma agência.
> As provas serão aplicadas entre 13 e 16 de janeiro, em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí.
> Entre as leituras obrigatórias está uma seleção de poemas de Gregório de Matos Guerra, que pode ser baixada gratuitamente no site do concurso.