O ciclo História no Cinema para Vestibulandos 2012, promovido pelo CineBancários, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta neste sábado, dia 29, às 9h30min, o filme O Preço da Paz (Brasil, 103 minutos, 2003), primeiro longa de Paulo Morelli. Após a sessão, haverá palestra é sobre a República Velha, com Mathias Inacio Scherer (licenciado pela UFRGS) e Bibiana Werle (mestranda da UFRGS). A entrada é franca.
O CineBancários fica na Rua General Câmara, 424, no centro de Porto Alegre. Informações pelos telefones (51) 3433-1204 e 3433-1205 ou no blog cinebancarios.blogspot.com
Saiba mais
No final do século 19, o Brasil foi marcado por importantes transformações políticas e sociais. Em 1888, é abolida a escravidão e logo depois, em 1889, os brasileiros, que dormiram sob o governo de um imperador, acordaram sob o governo de um presidente. É nesta época, mais precisamente durante o período entre 1891 1894, em que O Preço da Paz é ambientado.
O filme conta como se deu a Revolução Federalista a partir do golpe do presidente Floriano Peixoto, que fechou e logo em seguida reabriu o Congresso Nacional para colocar à mesa de decisões um grupo de correligionários que rezavam pela sua cartilha. No sul do país, um grupo de idealistas revolucionários, os Maragatos, avança para o Rio de Janeiro com o intuito de se juntar às tropas do Almirante Saldanha e, juntos, deporem o presidente. O longa mostra ainda a história do Barão do Serro Azul, na tentativa de comprar a paz, pagando para que os maragatos não atacassem Curitiba.