O desafio de um dos vestibulares mais disputados do Estado começou: as inscrições para o concurso serão abertas em 11 de setembro e se estendem até 21 de outubro. O edital publicado ontem ainda traz uma novidade para os estudantes: 134 novas vagas.
Só o curso de Direito, que já havia tido expansão neste ano, abrirá outras 70 vagas em 2013 para o período da noite. Outro aumento significativo se dará entre as engenharias Civil, de Materiais, de Minas, Elétrica e Química. Somadas, elas ganharão mais 60 alunos a partir do ano que vem. O maior crescimento será na Engenharia Química, que pulou de 75 para cem vagas no próximo vestibular. Além disso, a graduação em Música ganhou outras quatro vagas. No total, serão 5.424 distribuídas em 89 cursos.
- As novas vagas estavam previstas no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e equilibram as demandas dos alunos, do mercado de trabalho e a capacidade da instituição - comenta a pró-reitora de graduação da UFRGS, Valquíria Bassani.
As inscrições, que custam R$ 100, serão feitas apenas pela internet, no site da universidade. Porém, a Comissão Permanente de Seleção (Coperse) disponibilizará computadores na sua sede (Rua Ramiro Barcelos, 2.574, portão K), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto nos feriados. A partir de 11 de setembro, os alunos também poderão acessar o manual do candidato na página da universidade.
Na hora de se inscrever, os concorrentes devem informar se usarão ou não o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 2012, na nota final.
Agende-se
>> Inscrições de 11 de setembro até 21 de outubro, no site www.vestibular.ufrgs.br
>> Provas entre 13 e 16 de janeiro, em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí.