Mesmo após a entrega da aguardada revitalização do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em fevereiro deste ano, em Porto Alegre, o espaço segue em obras. Isso porque outras alas que integram o prédio estão com trabalhos em andamento e prazos distintos de finalização. São os casos do Centro de Formação de Professores, do Centro Gaúcho de Educação Mediada por Tecnologias (Cegemtec) e do Museu da Escola do Amanhã.
Atualmente, 1.185 alunos matriculados frequentam as aulas desde o início do ano letivo, depois da instituição passar quase 10 anos de obras. O investimento foi de R$ 23,4 milhões. No caso do Centro de Formação, a previsão de conclusão era para os meses de março ou abril, e a expectativa era que o museu fosse finalizado em dezembro. Agora, as datas dependem de variáveis relacionadas à enchente no RS.
— A reforma do espaço físico do Centro de Formação ficou pronta junto com o restante da escola e o que ocorreu posteriormente foi a entrega dos materiais e do mobiliário. Tínhamos tudo preparado para a inauguração, mas, com a questão dos eventos climáticos, ficamos sem poder ocupar a nossa sede administrativa. Por isso, há departamentos da secretaria utilizando ambientes de forma provisória — detalha a secretária adjunta estadual de Educação (Seduc), Stefanie Eskereski.
Entre os locais já prontos, estão o Laboratório de Criatividade e Inovação (Labcrie), a sala Google, salas de formações e um auditório multiuso. São 780 metros quadrados destinados às atividades no segundo pavimento do prédio - área física compartilhada com o Cegemtec. O valor investido nos materiais e mobiliários não foi detalhado pela Seduc até o fechamento desta reportagem.
A liberação para a finalidade original de ambos os espaços de formação depende da retomada Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). Nesse meio tempo, as formações continuam sendo realizadas e a estrutura do Cegemtec foi utilizada nas últimas semanas.
— O Centro Gaúcho de Educação Mediada por Tecnologias consiste em dois estúdios onde, a partir deles, temos a transmissão de formações para profissionais do Estado inteiro. Como temos 60 mil professores, é uma forma de escalar as capacitações. Os estúdios não são exclusivos e eventualmente temos palestras, debates, até mesmo com lives acontecendo pós-eventos climáticos, no projeto Acolher e Educar — cita, sobre ações de orientação para a retomada das atividades nas escolas do RS.
- Sala Google: possibilidade de experimentação do Google Classroom, potencializando o uso de ferramentas, principalmente reuniões e formações híbridas
- Labcrie: para a consolidação da chamada “cultura maker”. Permite a experimentação de metodologias ativas, servindo como um laboratório modelo. Possui impressora 3D, experiências manuais, de robótica, carpintaria, entre outros
- Estúdios: já contaram com estruturas temporárias, mas ainda serão montados com maquinário e apoio de implementação do Ministério da Educação (MEC), por meio do programa da Rede Brasileira de Educação Híbrida. A montagem está prevista para Outubro e a equipe já está sendo formada
- Auditório: criado com a finalidade de ser uma sala de formações, mas o projeto prevê a possibilidade de utilização como estúdio, em caso de transmissões maiores
Cronograma do museu será ajustado
Já o caso do Museu da Escola do Amanhã se diferencia dos demais centros. Com área de 2 mil metros quadrados reservados no andar térreo do Instituto de Educação, o local está isolado. De acordo com a secretária adjunta, o contrato de revisão da parte arquitetônica foi assinado na última semana. Agora, os projetos podem ser retomados.
— A partir da definição do projeto arquitetônico, começamos a fazer a curadoria do conteúdo e, então, a aquisição das obras e equipamentos necessários para as exposições. Não consigo falar em prazos nesse momento, mas efetivamente a gente acabou sendo influenciado pelos eventos climáticos. Tivemos alguns problemas de cronograma, que vamos tentar ajustar nas próximas semanas, mas sabendo que qualquer projeto que envolve arquitetura e engenharia é complexo.
Assim, não há confirmação até o momento se o prazo de dezembro será mantido. Em relação aos valores, a Seduc destaca que também é necessário o encaminhamento dos processos para a contratação de equipes responsáveis.