O Conversas Cruzadas colocou no centro do debate a sucessão na reitoria da UFRGS. Sem candidaturas defendendo a continuidade da gestão de Carlos André Bulhões, que se encerra em setembro, a eleição conta com três chapas. Elas são representadas por Liliane Ferrari Giordani (1), Ilma Brum (2) e Marcia Barbosa (3).
Durante quase uma hora, com mediação do apresentador Léo Saballa Jr., as candidatas debateram em um modelo de perguntas e respostas, com réplica e tréplica. Os questionamentos tinham temas livres, com todas as candidatas interagindo entre si, e passaram por tópicos como financiamento, cultura, interiorização e extensão.
O pleito ocorre em etapas. A primeira, marcada para 15 de julho, é uma consulta à comunidade acadêmica, em que votam professores, técnicos-administrativos e estudantes. O resultado da votação é levado ao Conselho Universitário (Consun), que realiza a eleição oficial, somente com conselheiros eleitos. Formada a lista tríplice, ela é enviada para que o Ministério da Educação escolha o novo reitor, que assume em 20 de setembro.