Divulgado nesta terça-feira (4), o ranking das melhores instituições de Ensino Superior da América Latina da revista britânica Times Higher Education (THE) tem seis gaúchas na lista. Entre elas, a que mais pontuou foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), alcançando, assim, a sexta colocação do continente e a quarta do Brasil.
No total, há três estabelecimentos federais e três privados do RS no levantamento. Das públicas, além da UFRGS, aparecem a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Entre as particulares, estão a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Confira a lista com as notas
- UFRGS - 83,1
- PUCRS - 78,8
- UFSM - 64,5
- Unisinos - 52,9
- UFCSPA - 46,4
- UCS - 29,4 a 33,5
Para a avaliação, a THE considera cinco aspectos: as citações de pesquisas, a qualidade do ensino, a qualidade das pesquisas (número, investimento e reputação), a transferência de conhecimento para a sociedade e o nível de internacionalização. Os indicadores mais valorizados no cálculo das notas são os ligados ao ensino e à pesquisa.
Com exceção da UFSM e da UCS, o melhor desempenho das outras instituições gaúchas foi relativo à qualidade das pesquisas – a UFRGS, em uma escala de zero a cem, conquistou 94,9 nesse quesito. A pior nota da universidade foi no nível de internacionalização: 33,7. A pontuação geral foi 83,1.
Ao todo, 65 instituições brasileiras, de 197 latino-americanas, foram elencadas no ranking, tornando o Brasil o país mais presente na lista. A melhor colocada foi a Pontificia Universidad Católica de Chile, com 90,3 pontos. Em segundo lugar, está a brasileira Universidade de São Paulo (USP), com 88,3.