Aberta no dia 24 de abril pelo governo federal, a consulta pública sobre o Novo Ensino Médio recebe contribuições de toda a população até o dia 6 de junho, pela internet. Na tarde desta terça-feira (23), 2.924 opiniões e sugestões já tinham sido enviadas. O Ministério da Educação também realiza eventos presenciais em todos os Estados. Veja o passo a passo para participar da consulta online.
Primeiro, acesse este link. Abrirá uma página dentro do site do governo federal que apresenta um resumo sobre a reforma realizada nessa etapa de ensino e implementada desde o ano passado. Também há informações sobre o número de matrículas no Ensino Médio.
Após o resumo, 11 perguntas são feitas. Qualquer brasileiro pode respondê-las, mas, para participar, é preciso antes fazer o login no portal gov.br.
Em cada questão, é feita uma proposição. Depois da leitura, o participante deve marcar “concordo com a proposição” ou “discordo da proposição”. Abaixo, há um espaço para, opcionalmente, deixar comentários ou sugestões.
As proposições trazidas na consulta pública do governo federal abrangem questões como a ampliação do número de horas da etapa de ensino, a carga horária destinada à Formação Geral Básica e à parte flexível do currículo, a composição dos componentes curriculares e o risco ou não de desigualdade a partir da flexibilização curricular. As contribuições deverão ser levadas em conta em um processo de reestruturação da reforma do Ensino Médio.