A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) reforçou nesta quarta-feira (5) que a suspensão do cronograma de implantação do Novo Ensino Médio, publicada pelo governo federal, não terá impacto direto no sistema educacional do Rio Grande do Sul. A decisão de suspensão do calendário por 60 dias foi divulgada na terça-feira e a portaria sobre o tema foi publicada nesta quarta.
A Seduc afirma que o Rio Grande do Sul não terá alterações na implantação do Ensino Médio Gaúcho, porque que "o 1º e o 2º ano do Ensino Médio já funcionam conforme a nova matriz curricular e seguirão sendo desenvolvidos desta forma, considerando o planejamento previsto para o ano, até que se tenha um resultado concreto a partir da consulta pública realizada pela União". A pasta ainda salientou que "está monitorando o processo de implementação, realizando escutas com gestores, professores, estudantes e comunidade escolar no sentido de mapear e aprimorar o contexto da implementação do Novo Ensino Médio, suas potencialidades e os desafios, para a realização de melhorias".
O Estado tem 1.099 escolas de Ensino Médio, sendo 283.226 estudantes na etapa.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a suspensão do cronograma não afeta o Enem deste ano, nem as escolas que começaram a implementar o Novo Ensino Médio. Conforme Santana, a decisão serve para que a política nacional seja avaliada e questões envolvendo o Enem de 2024 sejam reconsideradas.
Confira a nota completa da Seduc
"A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que, conforme a portaria n° 627, publicada pelo governo federal na terça-feira, 4 de abril, o cronograma de implantação do Novo Ensino Médio está suspenso, temporariamente, pelo prazo de 60 dias, enquanto durar a consulta pública realizada pelo Ministério da Educação – com isso estão em análise as definições da matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para 2024, ambos de competência do Governo Federal.
Diante disso, a Seduc reitera que esta medida não terá um impacto direto na implantação do Ensino Médio Gaúcho no RS, tendo em vista que o 1º e o 2º ano do Ensino Médio já funcionam conforme a nova matriz curricular e seguirão sendo desenvolvidos desta forma, considerando o planejamento previsto para o ano, até que se tenha um resultado concreto a partir da consulta pública realizada pela União. A Seduc está monitorando o processo de implementação, realizando escutas com gestores, professores, estudantes e comunidade escolar no sentido de mapear e aprimorar o contexto da implementação do Novo Ensino Médio, suas potencialidades e os desafios, para a realização de melhorias."
Currículo atual
Na rede estadual do Rio Grande do Sul, os alunos que ingressaram no 2º ano do Ensino Médio em 2023 já escolheram, na hora da matrícula, entre uma das trilhas de aprendizagem possíveis em sua escola de preferência. Essas trilhas envolverão disciplinas oferecidas no 2º e no 3º ano.
No currículo atual, os alunos do 1º ano têm 800 horas, de mil, compostas por disciplinas da FGB, e em 200 são ministradas três novas disciplinas: Projeto de Vida, Mundo do Trabalho e Cultura Digital. Já as turmas de 2º ano têm 600 horas de FGB, aumentando, assim, para 400 horas de Itinerário Formativo (IF), sendo 67 horas delas obrigatoriamente de Projeto de Vida e o restante de Aprofundamento Curricular – aquelas disciplinas que cada estudante escolherá.
No 3º ano, a ser implementado em 2024, a situação se inverte: será mais tempo de IF (600 horas), sendo 67 horas de Projeto de Vida, e menos de FGB (400 horas). O entendimento é de que quanto mais o aluno se aproxima da formatura, mais consciente ele está de qual área de atuação quer seguir.