O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a decisão sobre suspender a implementação do Novo Ensino Médio será tomada apenas após discussão feita em um grupo de trabalho designado para tratar do assunto. Em entrevista ao G1 nesta segunda-feira (3), Santana afirmou que a equipe é formada por representantes de secretarias estaduais que executam as políticas voltadas para o Ensino Médio. Outros envolvidos no processo serão ouvidos, afirmou o ministro:
— Como é que você vai fazer uma mudança sem ouvir os secretários estaduais, os alunos, os professores? Essa comissão segue rodadas de discussão com especialistas na área. Vamos fazer uma pesquisa. A partir de tudo isso, vamos avaliar as correções que devem ser feitas no (Novo) Ensino Médio.
Na entrevista, Santana não deu detalhes sobre como será feita a conversa com os especialistas ou qual será o tipo de pesquisa conduzida pelo grupo. A equipe que trata do tema foi instituída por portaria e tem validade de 90 dias.
— A portaria que assinei tem aí entre 15 e 20 dias. Algumas medidas podem ser tomadas ao longo desse processo e uma delas é a possibilidade de suspender o calendário. Nós vamos avaliar — acrescentou.
A possibilidade de suspender a implementação foi confirmada pelo ministro em entrevista ao Diário do Nordeste também nesta segunda-feira; ele também falou sobre a suspensão do prazo para as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreriam em 2024.
— Não é só simplesmente chegar e revogar, é preciso discutir. É isso que nós precisamos fazer. Espero que nesses 90 dias da portaria, a gente possa ter uma decisão e deveremos suspender qualquer mudança no Enem em relação a 2024 por conta dessa questão do Novo Ensino Médio — disse.
Quando publicada, a portaria revogará uma anterior, de 2021, que estabeleceu um cronograma para a implementação do Novo Ensino Médio. Para 2024, estava previsto que as turmas de terceiro ano também adotassem o currículo, e que já ocorresse o Enem com uma parte flexível, que levasse em conta os itinerários formativos.