Nesta quinta-feira (20), a partir das 10h, Cristina Ranzolin faz a mediação do Painel RBS Segurança nas escolas: caminhos para a prevenção da violência. O evento é uma parceria do Grupo RBS com o Hospital Moinhos de Vento.
Para debater o tema, foram convidados:
- Pedro Lima, médico psiquiatra do Hospital Moinhos de Vento;
- Cláudia Flores Rodrigues, doutora em Educação e especializada em Psicologia da Saúde;
- Cris Vieira, doutora em Educação pela PUCRS e criadora da escola de Inteligência Emocional, a Code Inteligência;
- Dagoberto Albuquerque da Costa, tenente-coronel da Brigada Militar com 30 anos de atuação no Policiamento da Capital e sociólogo especializado em Segurança Pública.
Além de poder ser acompanhado ao vivo pelo player acima, o vídeo ficará disponível, após o fim do evento, em reportagens de GZH e no canal do veículo do YouTube.
Fatores culturais e sociais existentes hoje na sociedade brasileira podem estar relacionados ao aumento de ocorrências como o ataque a crianças em uma escola de educação infantil em Blumenau, em Santa Catarina. É o que apontam especialistas em saúde mental e em comunicação nas mídias digitais.
A situação também deu novo impulso a propostas para que seguranças armados passem a fazer parte do ambiente escolar no Brasil ao lado de alunos, professores e funcionários sob a justificativa de coibir atentados.
Projetos de lei foram apresentados no Congresso com o objetivo de obrigar a presença de vigilância com poder de fogo nas redes de Educação Básica, mas especialistas em segurança pública ponderam que faltam evidências concretas de que a medida tenha efeito positivo e temem que a iniciativa, na verdade, amplie o clima de violência. Uma recente revisão de estudos acadêmicos feitos nas últimas décadas nos Estados Unidos, onde esse problema é recorrente, não identificou benefícios no policiamento ostensivo dentro de colégios.